DUPLO AEE PARA ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES

Autores

  • RAIMUNDA LEILA JOSÉ SILVA Universidade de Brasília
  • Juliana Eugênia Caixeta Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Inclusão, Dupla Excepcionalidade, AEE

Resumo

Este estudo objetivou analisar o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Dupla Excepcionalidade na área de Ciências da Natureza, a partir da percepção de docentes especialistas. A dupla excepcionalidade é caracterizada como uma condição na qual a pessoa apresenta altas habilidades/superdotação coexistindo com uma deficiência, transtorno e/ou distúrbio de aprendizagem. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa. Participaram da pesquisa três docentes que atuam nas Salas de Recursos Específicas para Altas Habilidades/Superdotação no Distrito Federal. Os dados foram analisados na perspectiva da análise narrativa.  Os resultados evidenciaram que o AEE para estudantes com DE tende a ser ofertado, considerando as AH/SD e, separadamente, o transtorno, a deficiência e/ou a distúrbio de aprendizagem, para tanto, defendemos a necessidade do AEE, onde aconteçam tanto a complementação quanto a suplementação, simultaneamente.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

SILVA, R. L. J.; CAIXETA, J. E. DUPLO AEE PARA ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 1, p. 129–139, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/599. Acesso em: 21 nov. 2024.