A PERSPECTIVA VARIACIONISTA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Autores

  • ROSÂNGELA DE SOUSA MENCATO UFPB

Palavras-chave:

Proposta metodológica, Sociolinguística;, Variações linguísticas;, Educação de surdos.

Resumo

A história educacional dos surdos é marcada pela presença de estigmas relacionados à escrita do Português, pois os professores, em sua maioria, corrigem o texto do aluno surdo levando em consideração os aspectos gramaticais apenas da Língua Portuguesa. No entanto, o surdo ampara- se na sua L1 (Libras) para realizar essa escrita. Sendo assim, essa produção deve ser compreendida e avaliada considerando os aspectos gramaticais também da língua de sinais. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de levar os docentes a desmistificar o preconceito linguístico, que, na maioria das vezes, torna a escrita avaliada como “errada” no contexto educacional. Nessa perspectiva, este artigo irá proporcionar uma proposta metodológica por meio de uma sequência didática que proporcione ao aluno compreender algumas variações linguísticas presentes nas duas línguas, numa perspectiva Sociolinguística, na qual seja possível visualizar e compreender as diferenças nas estruturas sintáticas entre a Libras e o Português.

Referências

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

DE SOUSA MENCATO, R. A PERSPECTIVA VARIACIONISTA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 1, p. 77–95, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/601. Acesso em: 21 nov. 2024.