UM PANORAMA TEÓRICO/REFLEXIVO SOBRE O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA

Authors

  • José Erildo Lopes júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Milton Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE OUTRO PRETO

Keywords:

Etnomatemática, Cultura, Currículo Trivium, Educação Matemática, Ação Pedagógica

Abstract

Pretende-se, nesse artigo teórico, abordar aspectos teóricos que norteiam o Programa Etnomatemática.
Inicialmente, o artigo traz a concepção da raiz etimológica que fundamenta o termo Etnomatemática.
Depois, destaca o reconhecimento da identidade cultural e da historicidade dos alunos, visando à formação
integral dos indivíduos, o exercício da cidadania e o estímulo ao desenvolvimento da criatividade.
Em seguida, apresenta algumas visões (filosófica, política e pedagógica) existentes de investigadores que
possuem em relação à concepção do Programa Etnomatemática. Na sequência, relacionamos a teoria
Lakatosiana como uma metodologia adequada para o Programa Etnomatemática. Por último, abordamos
a cultura na sala de aula de matemática e finalizamos com o curriculum trivium proposto por D’Ambrosio
como uma resposta para indivíduos preocupados com a colonização de ideias matemáticas.

Author Biographies

José Erildo Lopes júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestre em Educação e Docência
UFMG

Milton Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OUTRO PRETO

Doutor em Educação
UFOP

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Published

2022-06-10