Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 

Os artigos submetidos à Revista INSTANTE devem obedecer aos critérios aqui elencados.

a) Cada Autor, em caso de aceite, terá apenas 01 (um) artigo publicado por ano na Revista Instante.

b) A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores; estes ao submeter o artigo, deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais.

c) Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês.

e) O Editor Científico do periódico não se responsabiliza pelo extravio ou eventual perda de material, devendo o autor manter cópias do original.

f) Os trabalhos devem ser submetidos no endereço eletrônico da Revista

g) O artigo deve ser inédito, se enquadrar no foco, escopo e linha editorial da Revista, estar em conformidade com as normas da ABNT, e não pode estar em avaliação em outra revista concomitantemente.

h) O Artigo que não atender aos critérios de normatização, serão automaticamente rejeitados.

 

IMPORTANTE: É obrigatória a supressão de qualquer identificação ou de qualquer forma de auto-remissão no arquivo que contém o trabalho a ser avaliado. Assim, deverão ser removidas quaisquer identificações do autor no corpo do texto, em notas de rodapé, e nas propriedades do arquivo.

 ARTIGOS

a) Elementos pré-textuais                                                                                                           

Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto. Resumo na língua do texto: deve ser redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras. Deve conter: o contexto, o objetivo, a metodologia e os principais resultados do estudo.

Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Observação: informações sobre o(s) Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) da titulação do(s) autor(es), local de trabalho, endereço postal completo, função que exerce(m) e e-mail não devem ser colocadas no texto, mas sim devem ser postadas completas no cadastro dos autores.

b) Elementos pós-textuais

Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira. Resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto para o idioma de divulgação internacional, utilizando as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé). Deve ser Inserido ao final do texto, depois da conclusão e antes das referências. 

Palavras-chave em língua estrangeira: versão na língua do texto para a mesma língua estrangeira do resumo (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave). Nota(s) explicativa(s): deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências. Precisa(m) ser elaborada(s), ao final do artigo, antecedendo a lista de referências, numeradas sequencialmente.

Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002). As palavras em língua estrangeira devem estar em itálico.

2. FORMATAÇÕES

- Número de páginas: mínimo de 08, máximo de 30; A numeração das páginas é opcional

- Formato: A4;

- Margens: inferior e direita de 2 cm, esquerda e superior de 3 cm;

- Fonte: Times New Roman, corpo 12, espaçamento igual a 1,15 para o texto e títulos, e espaçamento 1 para resumo e abstract; títulos do resumo e abstract em maiúsculo, negrito, centralizado.

- Título principal: maiúsculo, negrito, centralizado, em português, inglês (obrigatórios). 

Subtítulos: Minúsculo, negrito, centralizado. 

3. Resolução das ilustrações: 

- 300dpi para imagens (fotos e afins)

- 900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho)

Ilustrações: Devem ser inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados, em JPG, nas resoluções exigidas. Outros aspectos não informados, utilizar NBR 6023 para ilustrações.

Tabelas seguem as recomendações da Fundação IBGE/ABNT e devem ser inseridas no texto e abertas à edição. Não necessitam ser enviadas, apenas devem ser inseridas no texto, abertas à edição. 

RESENHAS

A Resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, ou seja, fazer uma revisão informada da obra em questão. Dar-se-á prioridade a resenhas de  obras cuja data de publicação não tenham mais de 24 meses. Resenhas de obras com mais de 24 meses podem ser aceitas, desde que estas obras sejam pouco conhecidas ou não traduzidas e tenham valor patente para o escopo da Revista.

Recomenda-se que a resenha não exceda cinco páginas (até 10.000 caracteres com espaço), digitadas em Word for Windows, formato de papel A4, com caracteres Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5, alinhamento justificado e obedecendo as medidas: superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2 cm.

Na primeira página da Resenha colocar o título da obra, nome do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN). No final da resenha colocar : nome completo do(s) autor(es) da resenha, acompanhado de titulação maior,  instituição(ções) de vinculação, endereço, e-mail, telefone.

As resenhas serão avaliadas por membro da Comissão Editorial e/ou pelo Editor Responsável e não serão necessariamente submetidas ao sistema de pareceres. 

CITAÇÃO

Autor seguido de data entre parênteses deve ser usado para citações internas ao texto, segundo o sistema de chamadas Autor (data) ou (AUTOR, data). Exemplo: De acordo com Peter Berger (1973, p. 25), ou “....” (BERGER, 1973, p. 25).

Citação literal com mais de três linhas deve ser destacada do texto, recuo 1,0 cm, fonte Times New Roman 10, terminando na margem direita do texto.

Notas de rodapé

Para inserir notas, utilize notas de rodapé (numeradas com algarismos arábicos), mas não notas finais. Citações dentro de notas de rodapé seguem as convenções acima.

Nesse sistema não se usa cf., id., ibid., op. cit., loc. cit. e outras expressões latinas, com exceção de apud.

Referências

As referências devem conter de preferência os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências não serão consideradas para exame.

Os autores são responsáveis pela exatidão das referências bibliográficas e pelas ideias expressas em seus textos.

Livros: 

BERGER, Peter L. Um rumor dos anjos. Tradução de Waldemar Boff. Petrópolis: Vozes, 1973.

Capítulos de livros:

MUCHAIL, Salma Tannus. A leitura dos fisósofos. In: PORTOCARRERO, Vera; CASTELO BRANCO, Guilherme Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.

Dissertações e teses: 

CORRÊA, G.G. As reformas educacionais brasileiras: programa de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos em periódicos:

AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e os gregos. Hypnos, São Paulo, número 21, 2º semestre 2008, p. 178-187.

Documentos eletrônicos: 

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: <http://www.socinfo.org.br/livro_verde/ download.htm>. Acesso em: 02 jan. 2005.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.