Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 

Os artigos submetidos à REVISTA INSTANTE deverão obedecer aos critérios aqui elencados.

a) Cada Autor, em caso de aceite, terá apenas 01 (um) artigo publicado por ano na Revista Instante;

b) A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Estes, ao submeter o artigo, deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais;

c) Serão aceitos artigos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e alemão;

e) O Editor Científico do periódico não se responsabiliza pelo extravio ou eventual perda de material, devendo o autor manter cópias do original;

f) Os trabalhos deverão ser submetidos no endereço eletrônico da Revista através do sistema OJS;

g) O artigo deve ser inédito, se enquadrar no foco, escopo e linha editorial da Revista, estar em conformidade com as normas da ABNT, e não pode estar em avaliação em outra revista concomitantemente;

h) O Artigo que não atender aos critérios de normatização descritos acima será automaticamente rejeitado.

 

OBSERVAÇÃO I: É obrigatória a supressão de qualquer identificação ou de qualquer forma de autoria no arquivo que contém o trabalho a ser avaliado. Assim, deverão ser removidas quaisquer identificações do autor no corpo do texto ou em notas de rodapé. Paralelo a isso, reitera-se que essas informações (nome do autor(es), instituição e titulação) deverão vir na seção destinada aos "comentários para o Editor" ou ainda sob forma de mensagem, o que deverá ser inserido após o processo de submissão do texto. Ainda, solicita-se que o(s) autor(es) incluam suas respectivas biografias na aba "PERFIL" a fim de facilitar a posterior editoração dos trabalhos.

OBSERVAÇÃO II: A inclusão do número do ORCID do(s) autor(es) é obrigatória. Nesse sentido, antes da submissão, o(s) autor(es) deverá(ão) realizar este procedimento - caso ainda não o tenham feito - através dos seguintes passos: i) localizar a aba "PERFIL"; ii) selecionar a aba "PÚBLICO"; iii) acessar, com login e senha, a página do ORCID via sistema da Revista Instante. Caso o(s) autor(es) ainda não o possuam, deverá(ão) efetivar o cadastro através do seguinte link: https://orcid.org/signin

OBSERVAÇÃO III: A não realização desses procedimentos acarretará na devolução dos trabalhos aos respectivos autores.

        Nas etapas seguintes, iremos dispor os itens para formação dos textos antes da submissão. 

 

I - ARTIGOS

a) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS                                                                                                          

- Título e Subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto (centralizado).

- Resumo na língua do texto: deve ser redigido em um único parágrafo, com extensão de 150 a 250 palavras. Deve, ainda, conter necessariamente: o contexto, o objetivo, a metodologia e os principais resultados do estudo. 

- Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave" e separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Observação: informações sobre o(s) Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) da titulação do(s) autor(es), local de trabalho, endereço postal completo, função que exerce(m) e e-mail não devem ser colocadas no texto, mas postadas no cadastro dos autores, bem como nas respectivas abas indicadas acima.

b) ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

- Título e subtítulo em língua estrangeira. Resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto para o idioma de divulgação internacional, utilizando as mesmas características. Deve ser inserido logo após o Resumo apresentado na língua na qual o texto foi escrito.  

- Palavras-chave em língua estrangeira: versão na língua do texto para a mesma língua estrangeira do Resumo . Nota(s) explicativa(s): deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências. Precisa(m) ser elaborada(s) ao final do artigo, antecedendo a lista de referências e numeradas sequencialmente.

- Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas, observando-se a NBR 10520:2023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003).

OBSERVAÇÃO: Para as citações, deve ser observada a NBR 10520:2023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003). As palavras em língua estrangeira deverão estar em itálico.

c) FORMATAÇÕES

- Número de páginas: mínimo de 15, máximo de 30; A numeração das páginas é opcional

- Formato: A4;

- Margens: inferior e direita de 2 cm, esquerda e superior de 3 cm;

- Fonte: Times New Roman, corpo 12, espaçamento igual a 1,5 cm para o texto e 1,15 cm para títulos; espaçamento 1 cm para resumo e abstract; títulos do resumo e abstract em maiúsculo, negrito, centralizado.

- Título principal: maiúsculo, negrito, centralizado, em português, inglês (obrigatórios). 

- Subtítulos: Minúsculo, negrito, centralizado. 

d) RESOLUÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES (SE HOUVER):

- 300dpi para imagens (fotos e afins)

- 900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho)

Ilustrações: Devem ser inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados, em JPG, nas resoluções exigidas. Outros aspectos não informados, utilizar NBR 6023 para ilustrações.

Tabelas seguem as recomendações da Fundação IBGE/ABNT e devem ser inseridas no texto e abertas à edição. Não necessitam ser enviadas, apenas devem ser inseridas no texto, abertas à edição. 

 

II - RESENHAS

A Resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, ou seja, fazer uma revisão informada da obra em questão. Dar-se-á prioridade a resenhas de  obras cuja data de publicação não tenham mais de 24 meses. Resenhas de obras com mais de 24 meses podem ser aceitas, desde que estas obras sejam pouco conhecidas ou não traduzidas e tenham valor patente para o escopo da Revista.

Recomenda-se que a resenha possua entre 5 e 10 páginas (até 18.000 caracteres com espaço), digitadas em Word for Windows, formato de papel A4, com caracteres Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5, alinhamento justificado e obedecendo as medidas: superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2 cm. As demais regras de formação encontram-se descritas na seção "Artigos" acima.

Na primeira página da Resenha colocar o título da obra, nome do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN). No final da resenha colocar : nome completo do(s) autor(es) da resenha, acompanhado de titulação maior,  instituição(ções) de vinculação, endereço, e-mail, telefone (se preferir).

As resenhas serão avaliadas por membro da Comissão Editorial e/ou pelo Editor Responsável e não serão necessariamente submetidas ao sistema de pareceres. 

 

III - TRADUÇÕES

Para as traduções, serão considerados os seguintes critérios de avaliação: i) Relevância da obra ou do material traduzido; ii) Originalidade da tradução (ou seja, se o texto já foi traduzido anteriormente); iii) Adequação do material à formatação exigida pela Revista. Destaca-se, nesse sentido, que as traduções de obras e/ou textos filosóficos são essenciais, pois contribuem essencialmente para a difusão, a pesquisa e o alcance de temas e problemas abordados pela filosofia. 

 

IV - CONSIDERAÇÕE FINAIS

a) SOBRE AS CITAÇÕES

Autor seguido de data entre parênteses deve ser usado para citações internas ao texto, segundo o sistema de chamadas Autor (data) ou (AUTOR, data). Exemplo: De acordo com Peter Berger (1973, p. 25), ou “....” (Berger, 1973, p. 25).

OBSERVAÇÃO I: Citação literal com mais de três linhas deverá ser destacada do texto, recuo 4,0 cm, fonte Times New Roman 10, terminando na margem direita do texto.

OBSERVAÇÃO II: Autores cuja comunidade, seja ela nacional ou internacional, adote padrões específicos para citação deverão rigorosamente serem seguidos. Exemplo: (Kant, KrV, B32), onde a sigla Krv faz menção às iniciais da Crítica da Razão Pura em alemão (Kritik der reinen Vernunft) e a letra "B" especifica a edição da publicação da obra (neste caso, a segunda edição) e o seu respectivo local de retirada para inclusão nesta citação.

b) SOBRE AS NOTAS DE RODAPÉ

Para inserir notas, utilize notas de rodapé (numeradas com algarismos arábicos), mas não notas finais. Citações dentro de notas de rodapé seguem as convenções acima.

Nesse sistema não se usa cf., id., ibid., op. cit., loc. cit. e outras expressões latinas, com exceção de apud.

c) SOBRE AS REFERÊNCIAS 

As referências devem conter, de preferência, os autores e textos citados no trabalho, bem como ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Materiais que não contenham as referências não serão considerados para exame.

Os autores são responsáveis pela exatidão das referências bibliográficas e pelas ideias expressas em seus textos. Eis, a seguir, alguns exemplos referentes à inclusão das Referências:

i) Para livros: 

BERGER, Peter L. Um rumor dos anjos. Trad.: Waldemar Boff. Petrópolis: Vozes, 1973.

ii) Para capítulos de livros:

MUCHAIL, Salma Tannus. A leitura dos fisósofos. In: PORTOCARRERO, Vera; CASTELO BRANCO, Guilherme Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.

iii) Para Dissertações e Teses: 

CORRÊA, G.G. As reformas educacionais brasileiras: programa de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

iv) Para artigos publicados em periódicos:

AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e os gregos. Hypnos, São Paulo, número 21, 2º semestre 2008, p. 178-187.

v) Para documentos eletrônicos: 

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: <http://www.socinfo.org.br/livro_verde/ download.htm>. Acesso em: 02 de janeiro de 2005.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.