About the Journal

A Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn) é um periódico científico que divulga os estudos e as pesquisas no campo da Ciência da Informação e subáreas afins. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com ênfase em Comunicação e Informação. A RACIn constitui-se como periódico em formato eletrônico e na modalidade de acesso aberto desde 2013, recebendo contribuições originais.

Announcements

Current Issue

Vol. 11 No. 2 (2023): I Paraíba Forum of Archival Science - FPA
Farol do Cabo Branco - João Pessoa - PB

The second issue of 2023, referring to the eleventh volume of the Journal of Information Science Analysis (RACIn), was originally published on December 28, 2023.

Publication of articles approved and presented at the “I Paraíba Forum of Archival Science” (FPA), which took place between October 18 and 20, 2007 at the Caiçara-Praia de Tambaú Hotel, in the city of João Pessoa. The event, whose theme was “Perspectives and trends in information management”, was promoted by the State University of Paraíba (UEPB). The first Archival Science course in the state, recently implemented in Paraíba in 2006 at Campus V of UEPB, Minister Alcides Carneiro, held the I FPA in partnership with the Academic Center of Archival Science (CAARQ) of the aforementioned university.

Published: 2024-11-04
View All Issues

Termos de Licença

As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.

Política de Acesso Livre

A Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn) oferece condições de acesso livre imediato ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente os textos no site. Divulgando as informações científicas na internet, proporciona o acesso e a democratização da informação. Amplia as discussões e estimula a leitura e a produção documental em Ciência da Informação e subáreas afins.

Conflito de Interesse

O editor e os conselhos editoriais (nacional, internacional e consultivo) são responsáveis por preservar os aspectos éticos da RACIn, resolvendo quaisquer conflitos com brevidade e com transparência, objetivando manter a credibilidade da revista.

Assim, os conflitos de interesses que possam ocorrer entre autores, revisores ou editores e, quaisquer possíveis conflitos, devem ser informados.

São consideradas infrações éticas: publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria (mudança, autor fantasma etc.), apropriação indevida de ideias ou de dados por parecerista, conflitos de interesse não mencionados e outras questões relacionadas à pesquisa (envolvendo pessoas).

Percebendo tais infrações, o editor(a) ou membro do conselho editorial convidado seguirá estritamente o fluxo de resolução de conflito, seguindo as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), no intuito de investigar e de solucionar a questão. Os fluxos atualmente utilizados pela RACIn podem ser conferidos aqui.

Sobre a política de retratação, o periódico segue as prerrogativas do COPE. Disponível em: https://publicationethics.org/retraction-guidelines.

Foco e Escopo

A Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn) é uma publicação científica. Em formato eletrônico, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), e é dirigida aos pesquisadores, aos professores, aos profissionais e aos estudantes de graduação e de pós-graduação que lidam com a Comunicação e a Informação, tendo como parâmetros:

  • estimular as relações de pesquisa e da produção acadêmicas entre docentes e discentes;
  • estabelecer a práxis pedagógica na relação professor-aluno e professor-pesquisador;
  • instigar o hábito da leitura e a produção escrita como fazer cotidiano da prática acadêmico-universitária a título de graduação como de pós-graduação;
  • o intercambiar saberes de saberes na área da Comunicação e Informação.

Procedimentos Editoriais

Os procedimentos editoriais seguem a orientação Qualis para periódicos científicos. A Revista observa os seguintes quesitos:

  • prioridade dada ao texto decorrente de pesquisa;
  • prioridade dada à descoberta científica e à invenção metodológica ou conceitual;
  • prioridade aos autores com maior titulação;
  • prioridade a textos de diferentes regiões do país e do exterior;
  • possível impacto sobre a Ciência da Informação e subáreas afins;
  • regularidade na publicação e divulgação efetiva do periódico;
  • publicação exclusiva de textos inéditos.

Boas Práticas Editoriais

A política editorial nas revistas científicas, incluindo a RACIn, envolve o “Código de ética” e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas", estando em consonância com as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE), em português, Comitê de Ética em Publicações, assumindo as seguintes diretrizes:

  • decisão de publicação: pode apoiar-se na decisão dos outros editores e revisores nos processos double-review (revisão dupla) e blind-review (revisão às cegas);
  • fair play: não realiza distinção de qualquer natureza dos autores ou seu posicionamento político do seu conteúdo científico/intelectual;
  • confidencialidade: a revista não divulga quaisquer dados dos autores, preservando os seus registros, exceto quando autorizados pelos mesmos;
  • conflitos de interesse: os editores, revisores e autores não devem realizar quaisquer pareceres quando do conflito de interesses com a Revista;
  • informações privilegiadas, falsas ou plágios: não admitimos tais práticas, que violam à ética e à legislação cível/penal vigente no Brasil, a exemplo da lei federal n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.