Competências em informação na contemporaneidade

Autores

  • Lucas Almeida Serafim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Competências em informação, Sociedade da Informação, Ciência da Informação

Resumo

Discorre sobre as competências em informação (information literacy) das pessoas na contemporaneidade. Mediante revisão de literatura, investiga o fenômeno informacional nas estruturas sociais, ressaltando o desenvolvimento de competências em informação como forma de inserir os cidadãos nos desafios informacionais da atualidade. Observa que tais habilidades em informação são desejáveis não apenas aos usuários dos tradicionais serviços de informação, mas aos indivíduos que lidam com os crescentes volumes de informação em variados contextos. Com base em diferentes análises teóricas do nosso tempo, percebe que a informação continua em destaque nas formações sociais, nas quais são valorizadas as aptidões no processo de busca e uso de informação. Conclui que são cada vez mais relevantes ações educacionais dos que agenciam a informação para a promoção de comunidades competentes em informação.

Biografia do Autor

Lucas Almeida Serafim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor do Departamento em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Referências

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Illinois, 2000.

BAWDEN, David; ROBINSON, Lyn. The dark side of information: overload, anxiety and other paradoxes and pathologies. Journal of Information Science, v. 35, n. 2, p. 180-191, 2009.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da sociedade da informação: uma análise crítica sobre a atuação da competência em informação no Brasil. Inf. & Soc: estudos,

João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio-ago. 2008.

FARMER, L. 21st century Standards for information literacy. Leadership, mar./abr. 2010.

FREIRE, Isa Maria. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 6-19, 2006.

GRANDE tendência é desmassificar, diz Toffler. O Estado de São Paulo, São Paulo, 20 abr. 2008.

KING, James. The future of the special library: one person’s perspective. Serials Review, v. 30, n. 3, 2004.

KINGSLEY, Karl et al. Why not just Google it? An assessment of information literacy skills in a biomedical science curriculum. BMC Medical Education, v. 11, 2011.

KOLTAY, Tibor. The media and the literacies: media literacy, information literacy, digital literacy. Media, Culture & Society, v. 33, n. 2, p. 211-221, 2011.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, c1962.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LÉVY, Pierre. Os fundamentos da economia do conhecimento. Exame Negócios, ano 2, n. 12, p. 38-41, dez. 2001. Edição especial.

LOJKINE, Jean. A revolução informacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MACGARRY, Kevin. Armazenamento e recuperação de informações na sociedade. In: _______. O contexto dinâmico da informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999. cap. 4, p. 111-142.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Tecnologia Educacional, v. 23, n, 126, p. 24-26, set./out.1995.

OBAMA, Barack. National Information literacy awareness month 2009 by The President of the United States of America a proclamation. The International Information & Library Review, v. 41, p. 316, 2009.

PICOT, Arnold; REICHWALD, Ralf; WIGAND, Rolf. Fundamental information and communication models: insights into communication and information behavior. In: _______. Information, organization and management. Springer-Velag: Berlin, 2008. cap. 3, p. 65-114.

PINTO, Maria; CORDÓN, José Antonio; DÍAZ, Raquel Gómez. Thirty years of information literacy (1977-2007): a terminological, conceptual and statistical analysis. Journal of Librarianship and Information Science, v. 42, n. 1, p. 3-19, mar. 2010.

ROBINSON, Lyn; KARAMUFTUOGLU, Murat. The nature of information science: changing models. Information Research, v. 15, n. 4, dez. 2010

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SPIRANEC, Sonja; PEJOVA, Zdravka. Information literacy in South-East Europe: formulating strategic initiatives, making reforms and introducing best practices. The International Information & Library Review, v. 42, p. 75-83, 2010.

SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES. The SCONUL seven pillars of information literacy: core model for higher education. London, 2011. Disponível em: < http://www.sconul.ac.uk/groups/information_literacy /publications/coremodel.pdf >. Acesso em: 2 maio. 2011.

TOFFLER, Alvin. Future shock. New York: Bantam Books, 1970.

_______. Futuro. In: HSM EXPOMANEGEMENT, 2003, São Paulo. [Anais...]. São Paulo: HSM, 2003. Disponível em: <http://www.fesppr.br/~guil/OSM_Guil/Alvin Toffler%28P%29.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2010.

_______. The third wave. New York: Bantam Books, 1980.

VAN DIJCK, José. Search engines and the production of academic knowledge. International Journal of Cultural Studies, v. 13, p. 574-592, 2010.

VIRKUS, Sirje. Information literacy in Europe: a literature review. Information Research, v. 8, n. 4, jul. 2003.

WEINBERGER, David. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

WERSIG, Gernot; NEVELLING, U. The phenomena of interest to information science. The information Scientist, v. 9, n. 4, 1975.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Cinf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois?: uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.

ZURKOWSKI, Paul G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: related paper nº 5. Washington: National Commission on Libraries and Information Science, 1974. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/ contentdelivery/servlet/ERICServlet?accno=ED10039>. Acesso em: 23 out. 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Serafim, L. A., & Freire, G. H. de A. (2024). Competências em informação na contemporaneidade. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 1(1), 64–64. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3875