Perfil dos acadêmicos do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave:
Arquivologia, Curso de Arquivologia, Perfil dos acadêmicos, UFAMResumo
A presente pesquisa procurou delinear o perfil dos Acadêmicos do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, com o intuito de conhecer o sujeito estudado por meio de dados socioeconômicos, hábitos culturais, motivos que o levaram à escolha do curso e a perspectiva sobre a profissão a ser exercida após a formação. A concretização deste artigo se deu a partir de uma pesquisa Descritiva-Exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como principais procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e a pesquisa bibliográfica. O universo da pesquisa foi composto por 98 alunos matriculados em quatro períodos diferentes do curso e foram representados em uma amostragem de 37%, que se refere aos alunos que responderam ao questionário. Os acadêmicos do curso de Arquivologia da UFAM mostraram preferência pelas Tecnologias aplicadas em arquivos e as práticas de Conservação e Restauro, bem como pretendem ingressar no mercado de trabalho como servidores públicos. Os resultados também mostraram que são necessárias melhorias no curso, em especial na estrutura curricular, que foi apontada pelos discentes como insatisfatória, sendo necessária uma reformulação para que atenda as necessidades do ensino.
Referências
FERNANDES, Tatiana Brandão. Arquivos públicos: demanda por qualificação profissional. Manaus: [s. n.], 2003.
JARDIM, José Maria. A formação do arquivista na sociedade da informação. In: CONGRESSO NACIONAL DOS
BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 7., Actas... Porto, 2001.
LIMA, Raimundo Martins de. O curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas. In: MARQUES, Angélica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. Brasília: Thesaurus, 2011.
MARQUES, Angélica Alves da Cunha; RODRIGUES, Georgete Medleg. Os cursos de Arquivologia no Brasil: conquista de um espaço acadêmico institucional e delineamento de um campo científico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA, 15., Anais.... Goiânia, 2008.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em:
<http://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf >. Acesso em: 08 abr. 2014.
SOUZA, Solange Machado de; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. Ensino e pesquisa em Arquivologia: perfil dos alunos iniciantes no curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite (Orgs.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Departamento de Biblioteconomia. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquivologia. Manaus: UFAM, 2009.
_______. Conselho Universitário. Resolução n.º 079/2007. Manaus: UFAM, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.