O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO:
Algumas contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico-filosófico no Ensino Médio
Palavras-chave:
Problema-conceito, Ensino criativo, Experiência filosóficaResumo
O presente trabalho busca realizar uma análise sobre a pedagogia do conceito aplicada ao ensino de filosofia no ensino médio, para compreender como tal pedagogia pode favorecer na construção do pensamento crítico-filosófico dos estudantes. Serão analisados os componentes da pedagogia do conceito, tendo como foco investigar as noções de conceito e plano de imanência, presentes na primeira parte da obra O que é a filosofia de Deleuze e Guattari. Para analisar a pedagogia do conceito voltada ao ensino de filosofia, também serão adotadas as perspectivas de alguns autores que se apropriaram de tal pedagogia e que aplicaram-na ao ensino de filosofia no ensino médio, visando entender algumas contribuições teóricas já realizadas sobre o tema no Brasil. Como resultado, o trabalho aponta que a partir do movimento problema-conceito constata-se que uma aula de filosofia deve fornecer, portanto, as condições para que os estudantes possam exercer seu pensamento crítico e sua criatividade através do movimento que recoloca os conceitos da história da filosofia, pensando-os a partir da realidade vivida pelos estudantes.
Referências
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Parte 1: o que ensinar? In______Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009, p. 25-72.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. – São Paulo: Editora 34, 2010 (3ª edição)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.