ÉTICA, IGUALDADE E DEFESA DOS ANIMAIS EM PETER SINGER
Palavras-chave:
Peter Singer, Igualdade, Defesa dos AnimaisResumo
O objetivo deste artigo é analisar a proposta de uma ética para os animais apresentada por Peter Singer. Essa perspectiva estabelece como condição prévia a discussão sobre o problema da igualdade, permitindo evidenciar o princípio básico das posições morais do autor, a saber: o princípio da igual consideração de interesses. Como se pretende demonstrar, esse princípio sustenta que se existem interesses em jogo no plano das ações, os mesmos devem ser respeitados independentemente da cor da pele, do sexo ou de outras características factuais. Essencialmente, a ideia moral de considerar imparcialmente os interesses tem como parâmetro o limite de sensibilidade, sobretudo a capacidade de sofrer e de sentir prazer. Em relação a esse ponto, o autor defende que o princípio da igualdade pode ser aplicado na defesa dos animais não humanos, desde que o critério da senciência seja respeitado. Isso permite afirmar que é injustificável a exploração indiscriminada dos animais para atender interesses menores dos seres humanos, tais como a alimentação carnívora e a experimentação animal.
Referências
EV AUDARD, C. Utilitarismo. In: CANTO-SPERBER, M. Dicionário de ética e filosofia moral. Traduções de Ana Maria Ribeiro-Althoff et. al. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2007.
BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. Tradução de Luiz João Baraúna. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).
BONELLA, Alcino E. A Ética no Uso de Animais. Philósophos. Goiânia, v. 17, n. 2, 2012, p. 11-41. Disponível em: < https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/15835/13571#.VPdHT3zF-M4 >. Acesso em: 13 de Set. 2019.
FELIPE, Sônia, T. Igualdade preferencial. Parâmetros da concepção ética de Peter Singer. In: CARVALHO, Maria Cecília M. (Org.). Utilitarismo em Foco: um encontro com seus proponentes e críticos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2007. p. 167-200.
GREIF, Sérgio. Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação pela Ciência Responsável. São Paulo: Instituto Nina Rosa, 2003.
PARIZEAU, Marie-Helène. Ética Aplicada. In: CANTO-SPERBER, M. Dicionário de ética e filosofia moral. Traduções de Ana Maria Ribeiro-Althoff et. al. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2007.
RYDER, R. Experiments on Animals. In: GODLOVITCH, Stanley and Roslind; HARRIS, J. Animals, Men and Morals. London: Victor Gollancz, 1971, p.41-82.
RYDER, R. The Victims of Science. London: Davies Pointer Ltd, 1975.
SINGER, Peter. Ética Prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. (Coleção Biblioteca Universal).
______. Libertação Animal. Tradução de Marly Winckler e Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2010.