Hannah Arendt e o conceito de autoridade no resgate da dignidade da política

Autores

  • Matheus FERREIRA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

Autoridade, Estabilidade, Espaço Público, Pluralidade

Resumo

O presente artigo realiza uma análise do conceito de autoridade apresentado por Hannah Arendt e busca desenvolver uma reflexão acerca do porquê a filósofa disserta sobre o tema, considerando o contexto histórico em que ela se situa, em que ela acredita que o mundo moderno é caracterizado pela ruptura. A filósofa desenvolve a ideia de autoridade como um advento romano que garante a permanência e a durabilidade – estabilidade – das instituições políticas, sustentando-se na tríade autoridade, tradição e religião. A partir do desenvolvimento da análise deste conceito, Arendt afirma que apenas os Estados Unidos conseguiram emular o exemplo romano na modernidade. O artigo segue na defesa de que Arendt apresenta o conceito de autoridade como uma tentativa de resgatar a dignidade da política, uma vez que é o conceito de autoridade, ao restringir a liberdade, garante a existência de um espaço público regido por determinados padrões e parâmetros que servem de referência para a garantia da pluralidade, que deve ser, na perspectiva de Arendt, a principal característica do espaço público.

Biografia do Autor

Matheus FERREIRA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Bolsista Capes – Doutorando em Metafísica pela Universidade de Brasília.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 12 ed. rev. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

_________. Ação e a busca da felicidade. Organização e notas de Heloisa Starling; Tradução de Virginia Starling. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.

_________. Entre o passado e o futuro. 7 ed. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.

_________. O que é política? 12 ed. [Editoria, Ursula Ludz]; Tradução de Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

_________. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2012.

HAUGAARD, Mark. What is authority? Journal of Classical Sociology, v. 18, n. 2, May 2018, p. 104-132.

NASCIMENTO, Paulo César. Instituições e Política em Hannah Arendt. In: NASCIMENTO, Paulo Org.; BREA, Gerson Org.; Milovic, Miroslav Org. Filosofia ou política? Diálogos com Hannah Arendt. São Paulo: Annablume, 2010.

WUENSCH, Ana Míriam. Sentidos da “natalidade” em Hannah Arendt. In: NASCIMENTO, Paulo Org.; BREA, Gerson Org.; Milovic, Miroslav Org. Filosofia ou política? Diálogos com Hannah Arendt. São Paulo: Annablume, 2010.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

FERREIRA, M. M. (2020). Hannah Arendt e o conceito de autoridade no resgate da dignidade da política. REVISTA INSTANTE, 2(1), 52–62. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/209

Edição

Seção

Artigos