Agamben: uma reflexão sobre a exclusão que fabrica a vida nua na política ocidental

Autores

  • Tarciano BATISTA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Agamben, Bare life, Western politics

Resumo

O presente artigo tem como objetivo: refletir sobre a exclusão da vida nua na política ocidental, isto é, pensar como o Ocidente ao classificar uma vida humana (cidadã, consciente e livre) forja uma vida excluída da comunidade política. Nosso exposto conceitual, parte dos textos do filósofo italiano Giorgio Agamben no Homo Sacer I: o poder soberano e a vida nua (1995), que nos coloca frente a esse problema filosófico em torno da relação entre política e vida. De maneira que, seja como elemento político ou como fronteira de articulação entre vida e política, zoé e bíos, possamos elucidar como a exclusão da vida nua compõe um dos alicerces da constituição política a partir de uma exclusão já presente na consolidação da polis grega.

Biografia do Autor

Tarciano BATISTA, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer I: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

______. Estado de Exceção. Tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

______. Meios sem fim: notas sobre a política. Tradução Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2015.

______. O Uso dos Corpos. São Paulo: Boitempo, 2017.

ARISTÓTELES. A política. Tradução, introdução e notas Maria Aparecida de Oliveira Silva. São Paulo: Edipro, 2019.

ARROYO, Francesc. Giorgio Agamben: El ciudadano es para el Estado un terrorista virtual. EL PAÍS [on-line], edición Europa, del 16 de enero 2016. Disponível em: < https://elpais.com/cultura/2016/04/19/babelia/1461061660_628743.html > Acesso em: 11 de julho de 2019.

DUARTE, Andre de Macedo. De Michel Foucault a Giorgio Agamben: a trajetória do conceito de biopolítica. Editora da PUCRS, 2008. Disponível em: <https://works.bepress.com/andre_duarte/17/ > Acesso em: 22 de Junho de 2019.

NASCIMENTO, Daniel Arruda. Do fim da experiência ao fim do jurídico: percurso de Giorgio Agamben. São Paulo: LiberArs, 2012.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

BATISTA, T. S. (2020). Agamben: uma reflexão sobre a exclusão que fabrica a vida nua na política ocidental. REVISTA INSTANTE, 2(1), 63–77. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/210

Edição

Seção

Artigos