O CIDADÃO SECULAR E O PONTO REFERENCIAL TRANSCENDENTE HABERMASIANO

Autores

  • Írio GOMES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Bruno SALES

Palavras-chave:

Secular, Religioso, Agir Comunicativo, Referencial Transcendente

Resumo

O presente trabalho indaga a fala de Jürgen Habermas quando este afirma a necessidade de um ponto referencial transcendente e religioso para salvar o sujeito e a sociedade moderna da aporia em que se encontra. Ao perguntar-se sobre o cidadão secular, procura-se saber se ele seria capaz de aceitar tal ponto referencial nos termos postos pelo filósofo alemão. A pretensão deste trabalho não é responder categoricamente a tal pergunta, mas tentar, a partir dos escritos de Habermas, orientar a uma possível resposta sobre o assunto. A exposição do tema terá como ponto de partida a fala do filósofo quando ele cita o ponto referencial. Em seguida, se tratará de três aspectos que influenciam na aceitação de tal ponto e que Habermas elenca como sendo: as ideias pós-modernas e a tradição cristã católica.

Biografia do Autor

Írio GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Pernambuco. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba

Bruno SALES

Graduado em Filosofia pelo Curso Livre em Filosofia do Centro de Estudos Acadêmicos (CEA) no Seminário Diocesano São João Maria Vianney. Graduação em andamento em Teologia (PUC-Minas).

Referências

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como “ideologia”. Tradução de Felipe Gonçalves Silva. São Paulo, Editora UNESP, 2014.

. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2007.

. Textos e contextos. Tradução de Antonio Ianni Segatto. São Paulo, Editora UNESP, 2015.

. Passado como futuro. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1993. (biblioteca Tempo Brasileiro, 94)

. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2016. Vol. 1.

LYON, David. Pós-Modernidade. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo, Paulus, 1998. (Coleção Temas da Atualidade)

SOUZA, José Crisóstomo de. (Org.). Filosofia, racionalidade, democracia: os debates Rorty e Habermas. São Paulo, Editora UNESP, 2005.

TEIXEIRA, Evilázio

Arquivos adicionais

Publicado

2020-09-01

Como Citar

GOMES, Írio V. C. A., & SALES, B. R. de. (2020). O CIDADÃO SECULAR E O PONTO REFERENCIAL TRANSCENDENTE HABERMASIANO. REVISTA INSTANTE, 2(1), 78–88. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/211

Edição

Seção

Artigos