Sobre a Revista

     A Revista Instante é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba. Publica artigos, estudos críticos, traduções e resenhas de mestres, doutorandos e doutores que envolvam os diversos temas que constituem o pensamento filosófico, perpassando questões de cunho ético, político, estético e epistemológico. Nesse sentido, destacam-se os aspectos de originalidade e de qualidade acadêmica que integram os trabalhos submetidos à Revista. Por fim, reitera-se que na última Avaliação Quadrienal realizada pela CAPES, a Revista obteve Qualis A3 o que representa o nosso compromisso e cuidado com todo o processo editorial dos textos submetidos.

 

Processo de Avaliação Pelos Pares

     O processo de avaliação dos textos enviados à Revista Instante será feito por pares, obedecendo ao modelo duplo-cego. Devido a isso, cada artigo, tradução ou resenha submetida será avaliada por ao menos 02 (dois) membros pareceristas que integram este Comitê Científico. Caso o parecer dado por cada membro seja divergente entre si, o trabalho será analisado por um terceiro membro a fim de obter uma avaliação final.

     As contribuições submetidas à Revista passam por três etapas principais. A primeira consiste numa avaliação preliminar, feita pelos Editores, de modo a ser observado a adequação dos trabalhos conforme os itens exigidos pelas Diretrizes para Autores. Dito de outra forma, serão analisadas  a adequação ao escopo e aspectos como relevância, contribuição e ineditismo do texto. Após isto, os textos serão encaminhados para pelo menos dois/duas avaliadores/as ad hoc especializados/as na temática. Eles servirão de subsídio aos editores, analisando pontualmente toda a argumentação desenvolvida pelo autor(a) do texto. Como o sistema de revisão obedecerá o modelo duplo-cego, os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas. No segundo momento, o trabalho será devolvido ao(s) autor(es) a fim de que possa ser feito as devidas correções. Caso não haja necessidade de alterações, o texto será diretamente aprovado pela Equipe Editorial. Por fim, após essas etapas preliminares, haverá a editoração e posterior publicação do trabalho enviado à Revista.  

     Dentre os critérios analisados durante a avaliação dos textos, os pareceristas observarão a relevância do tema, a originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, a clareza, a adequação da bibliografia, a estruturação e o desenvolvimento teórico, a metodologia utilizada, as conclusões e a contribuição oferecida para o conhecimento da área. Através disso, destacamos o nosso compromisso com os trabalhos submetidos. Por fim, reitera-se que os pareceres poderão resultar em três tipos de avaliações: ACEITAR, ACEITAR COM RESTRIÇÕES e RECUSAR.

Observação: Para a publicação do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) cumprir com todas as recomendações feitas pelos membros pareceristas. 

 

Periodicidade e Fluxo de Submissões

 A Revista Instante possui publicação semestral, não cobra taxas para publicar e recebe submissões em fluxo contínuo. Neste sentido, as correções e/ou alterações solicitadas deverão ser realizadas atentamente, pois, sem isto, os trabalhos não poderão seguir para a próxima etapa.

 

Plataforma e Identificador Digital

 Os trabalhos desenvolvidos pela Revista Instante serão hospedados pelo portal de periódicos da Universidade Estadual da Paraíba, tendo como gerenciamento o software livre Open Journal Systems (OJS).

___________________________________________________________________________________________________

ISSN: 2674-8819      

DOI: 10.29327/2194248

QUALIS: A3