UMA ANÁLISE ARISTOTÉLICA SOBRE O CONSUMISMO COMO SINÔNIMO DE VIDA BOA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A MORALIDADE CONTEMPORÂNEA

Authors

  • THAILIZE DA ROCHA Universidade de Caxias do Sul

Abstract

This article proposes reflections on consumerism seen as synonymous with the good life and an ethical analysis based on the Aristotelian theory of virtues. As well as the search for happiness through external goods, in order to propose a reflection on how we can analyze our consumption choices also as a reflection of our interpersonal relationships. We know that most of the consumption stimuli are related to our idea of happiness and the search for this end leads us to establish ephemeral relationships just like the products we consume. Our consumer relationships also carry a moral responsibility, which is a reflection of our actions and how we deal with our consumption desires.

References

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fonte, 2007.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária: 2007.

ARISTÓTELES. Tópicos; Dos argumentos sofísticos. Os pensadores. Tradução Leonel Vallandro e Gerd Bornhein. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

____________ Ética a Nicômaco. In: Os Pensadores. Tradução Leonell Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross. São Paulo: Victor Civita, 1973.

___________. Econômicos / Obras de Aristóteles. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

___________. A Política. Tradução de Nestor Silveira. São Paulo: Folha de São Paulo Coleção Livros que Mudaram o Mundo, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

______________. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

______________. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

______________.Capitalismo Parasitário: e outros temas contemporâneos. Tradução Eliana Aguiar. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

______________. Amor Líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004

______________. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

______________. Vida a Crédito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

BRUN, Jean. Le retour de Dionysos. Collection L'athéisme interroge. Paris: Desclée, 1970.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas III. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Editora Brasiliense, 1989.

COMTE-SPONVILLE, André. A felicidade, desesperadamente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CORTINA, Adela. Por una Ética do Consumo. Madrid: Taurus, 2002.

COSTA, Jardel de C. A crítica ao liberalismo na filosofia de Alasdair Macintyre. Curitiba, PR: PUCPR, 2010.

D’ANGELO, André Cauduro. Precisar, não precisa: um olhar sobre o consumo de luxo no Brasil. 1 ed. São Paulo: Lazuli Editora, 2006.

DE PAULA, Marcos F. Sobre a Felicidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

FONTENELLE, Isleide Arruda. Ilusões de modernidade: o fetiche da marca McDonald's no Brasil. Psicol. Soc. 2006, vol.18, n.2 pp.38-46. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822006000200006&lng=en&nrm=iso, acessado em 08/008/2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LIPOVETSKY, Gilles. O Crepúsculo do dever: a ética indolor dos novos tempos democráticos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2004.

_____________. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

_____________. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

_____________. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. 1 ed. 2 reipre. São Paulo, SP; Cia, das Letras, 2007.

MARQUES, Ramiro. A Ética De Alasdair Macintyre. Disponível em:https://docplayer.com.br/17311933-A-etica-de-alasdair-macintyre-ramiro-marques-a-vida.html, acessado em 19/06/2020.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1983.

McCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e atividades de consumo. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ; MAUAD Editora Ltda, 2003.

ORDINE, Nuccio. A Utilidade do Inútil. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

PAVIANI, Jayme. As origens da ética em Platão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PAVIANI, Jayme; SANGALLI, Idalgo J. Ética das virtudes. In: TORRES, João Carlos B. (Org). Manual de Ética: questões de ética teórica e aplicada. Rio de Janeiro: BNDES, 2014.

REALE, Giovani. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média - v2. São Paulo: PAULUS, 1990.

SANDEL, Michael J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 2016.

_______________. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

SANGALLI, Idalgo. O fim último do homem: da eudaimonia aristotélica à beatitudo agostiniana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

_____________. A participação da sabedoria prática na efetivação da felicidade. In: Revista Conjectura, Caxias do Sul, v. 9, n. 01/02, p. 43-54, jan./dez. 2004.

_____________. A conquista da felicidade via Filosofia: o exemplo de Boécio. In: Trans/Form/Ação, Marília, v. 37, n. 3, p. 65-86, Set./Dez., 2014.

SANGALLI, Idalgo; STEFANI, Jaqueline. Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica. Revista Conjectura, v. 17, n. 3, p. 49-68, set./dez. 2012

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras. 1 ed. São Paulo: Globo, 2014.

SKIDELSKY, Robert; SKIDELSKY, Edward. Quanto é suficiente? O amor pelo dinheiro e a defesa da boa vida. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

VERGNIÈRES, Solange. Aristóteles: prudência, ação e vida feliz. In CAILLÉ, A, et alii (Orgs.) História argumentada da filosofia moral e política. Unisinos, 2004.

WINNICOTT, Donald W. Playing and Reality. London, Penguin Books. Tradução

brasileira: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1971.

Published

2022-12-26

How to Cite

DA ROCHA, T. (2022). UMA ANÁLISE ARISTOTÉLICA SOBRE O CONSUMISMO COMO SINÔNIMO DE VIDA BOA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A MORALIDADE CONTEMPORÂNEA. REVISTA INSTANTE, 4(2). Retrieved from https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/1449