Desespero e Clínica psicológica

Autores

  • Myriam Moreira PROTASIO IFEN

Palavras-chave:

Desespero, Doença mortal, Clínica psicológica, Sören Kierkegaard

Resumo

O desespero é comumente compreendido como um peso ou sofrimento que deve ser extirpado da vida. Da mesma forma, o que costumamos entender como doença mortal diz respeito àquele estado de saúde que nos leva à morte. Este texto aponta, com Kierkegaard, para outro modo de compreensão. Primeiramente vai tratar do desespero como doença da existência, ou seja, doença até a morte. Em seguida vai desenvolver sobre a relação entre esta doença, caracterizada como luta contra as condições da existência, e a possibilidade de aceitação destas condições. Por fim, vai apontar para uma clínica psicológica que toma este outro modo de compreensão como fundamento do seu fazer.

Biografia do Autor

Myriam Moreira PROTASIO, IFEN

Doutora e mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. Professora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro – IFEN.

Referências

FERRO, N. (2012) A categoria da preocupação (Bekymring) nos discursos edificantes. Em Estudos sobre Kierkegaard. São Paulo: LiberArs. Pp. 89-139.

KIERKEGAARD, S. A. (2010) O Conceito de Angústia. (Á. L. Valls, Trad.) Petrópolis - São Paulo, RJ - SP: Vozes - Editora Universitária São Francisco.

KIERKEGAARD, S. A. (2010 a) O desespero humano. (A. C. Monteiro, Trad.) São Paulo, SP, Brasil: Editora Unesp.

KIERKEGAARD, S. A. (2011) Para un examen de sí mismo recomendado a este tiempo. (A. R. Albertsen, & colaboradores, Trads.) Madrid: Trotta.

MEIRELES, C. (sem/data) Cânticos. Exemplar digital. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1VymQGH35tccHSvYoDkAE_0N0Dmof5WDD/view

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

PROTASIO, M. M. . (2020). Desespero e Clínica psicológica. REVISTA INSTANTE, 3(1), 39–48. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/287