EXCLUSÃO ESCOLAR NO SERTÃO ALAGOANO:

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA REGULAR.

Autores

  • Ana Paula Sandes Araújo Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela - Alagoas / docente da Educação Básica https://orcid.org/0000-0003-4178-5716
  • Suzana Libardi UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

exclusão escolar, inclusão escolar, sertão, Alagoas

Resumo

O presente estudo foi realizado em uma escola pública situada no sertão alagoano e dialoga teoricamente com diferentes autores/as que debatem as noções de norma e normalidade aplicadas à escolarização de pessoas com deficiência. A pesquisa empírica visou a identificar formas de exclusão escolar na prática pedagógica, compreendendo as diferentes facetas pelas quais o paradigma da exclusão pode se manifestar na ação docente. Identificamos, por meio de observações em uma sala regular: distanciamento entre os métodos adotados e as necessidades de educandos/as Público-Alvo da Educação Especial; falta de propostas estimulantes ou redutoras do distanciamento entre as diferenças e a dificuldade docente diante delas; dificuldade da professora regente em lidar com crianças com Necessidades Educacionais Especiais. A exclusão apareceu em situações rotineiras, que passam a ser invisibilizadas ou naturalizadas pela própria escola. Concluímos que as microrrelações entre professores/as e alunos/as são campo fértil e aberto para o estudo da dialética inclusão/exclusão.

Biografia do Autor

Ana Paula Sandes Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela - Alagoas / docente da Educação Básica

Especializada em neurociência aplicada à psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Candido Mendes (UCAM), docente da educação básica do município de Teotônio Vilela - Alagoas. Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão, tendo concluído o curso no ano de 2019. No seu trabalho de conclusão abordou o tema exclusão escolar e exclusão na escola, onde realizou pesquisa com crianças em escola pública de rede municipal no sertão do estado. Participou do Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI), tendo vinculação de iniciação científica (PIBIC- bolsista FAPEAL) e nas ações de pesquisa e extensão ligadas ao grupo.

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Publicado

2022-08-03