EXCLUSÃO ESCOLAR NO SERTÃO ALAGOANO:
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA REGULAR.
Palavras-chave:
exclusão escolar, inclusão escolar, sertão, AlagoasResumo
O presente estudo foi realizado em uma escola pública situada no sertão alagoano e dialoga teoricamente com diferentes autores/as que debatem as noções de norma e normalidade aplicadas à escolarização de pessoas com deficiência. A pesquisa empírica visou a identificar formas de exclusão escolar na prática pedagógica, compreendendo as diferentes facetas pelas quais o paradigma da exclusão pode se manifestar na ação docente. Identificamos, por meio de observações em uma sala regular: distanciamento entre os métodos adotados e as necessidades de educandos/as Público-Alvo da Educação Especial; falta de propostas estimulantes ou redutoras do distanciamento entre as diferenças e a dificuldade docente diante delas; dificuldade da professora regente em lidar com crianças com Necessidades Educacionais Especiais. A exclusão apareceu em situações rotineiras, que passam a ser invisibilizadas ou naturalizadas pela própria escola. Concluímos que as microrrelações entre professores/as e alunos/as são campo fértil e aberto para o estudo da dialética inclusão/exclusão.
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