EXCLUSÃO ESCOLAR NO SERTÃO ALAGOANO:

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA REGULAR.

Authors

  • Ana Paula Sandes Araújo Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela - Alagoas / docente da Educação Básica https://orcid.org/0000-0003-4178-5716
  • Suzana Libardi UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

exclusão escolar, inclusão escolar, sertão, Alagoas

Abstract

O presente estudo foi realizado em uma escola pública situada no sertão alagoano e dialoga teoricamente com diferentes autores/as que debatem as noções de norma e normalidade aplicadas à escolarização de pessoas com deficiência. A pesquisa empírica visou a identificar formas de exclusão escolar na prática pedagógica, compreendendo as diferentes facetas pelas quais o paradigma da exclusão pode se manifestar na ação docente. Identificamos, por meio de observações em uma sala regular: distanciamento entre os métodos adotados e as necessidades de educandos/as Público-Alvo da Educação Especial; falta de propostas estimulantes ou redutoras do distanciamento entre as diferenças e a dificuldade docente diante delas; dificuldade da professora regente em lidar com crianças com Necessidades Educacionais Especiais. A exclusão apareceu em situações rotineiras, que passam a ser invisibilizadas ou naturalizadas pela própria escola. Concluímos que as microrrelações entre professores/as e alunos/as são campo fértil e aberto para o estudo da dialética inclusão/exclusão.

Author Biography

Ana Paula Sandes Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela - Alagoas / docente da Educação Básica

Especializada em neurociência aplicada à psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Candido Mendes (UCAM), docente da educação básica do município de Teotônio Vilela - Alagoas. Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão, tendo concluído o curso no ano de 2019. No seu trabalho de conclusão abordou o tema exclusão escolar e exclusão na escola, onde realizou pesquisa com crianças em escola pública de rede municipal no sertão do estado. Participou do Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI), tendo vinculação de iniciação científica (PIBIC- bolsista FAPEAL) e nas ações de pesquisa e extensão ligadas ao grupo.

References

Araujo, A. P. (2019). Exclusão escolar e exclusão na escola: um estudo com crianças no sertão alagoano. TCC em Pedagogia. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Acesso em 22 de agosto de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5051.

Araujo, A. P. & Libardi, S. (2019). Exclusão na escola: um estudo com crianças no sertão alagoano. In J. I. Barbalho & G. Almeida, (Orgs.), Educações e resistências: diálogos, rupturas e alternâncias, 179-194. Curitiba: CRV.

Barbosa, A., Campos, R. & Valentim, T. (2011). A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno. Estudos de Psicologia, 28 (4), 453-461. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/4HpW6zSN4vBhXZdM9PccJqL/?format=pdf&lang=pt

Charlot, B. (2009). A construção social da noção de fracasso escolar: do objeto sociomidiático ao objeto de pesquisa. In M. Arroyo & A. Abramowicz (Orgs.), A reconfiguração da escola: entre a negação e a afirmação de direitos, 13-34. Campinas, SP: Papirus.

Lunardi, M. L. (2001). Inclusão/exclusão: duas faces da mesma moeda. Revista Educação Especial, 2 (18). Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5181/3176

Mantoan, M. T. (2003). Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna.

Oliveira, K. & Sertié, A. (2017). Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Einstein, 15(2), 233-238. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/YMg4cNph3j7wfttqmKzYsst/?lang=pt

Pavezi, M. & Mainardes, J. (2019). Políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas. Rev. Bras. Ed. Esp, 25(4), 747-764. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nDDrnDtkBD5z4ztK8rzPwHd/?lang=pt&format=pdf.

Patto, M. H. (1999). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Rocha, M. (2008). Inclusão ou exclusão? Produção de subjetividade nas práticas de formação. Psicologia em Estudo, 13 (3), 477-484. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/VnNbPmKcbHfSHbCH3mDKMZj/?lang=pt&format=pdf

Santos, N., Lima, T. & Santos, T. (2021). As pesquisas realizadas para o TCC: 10 anos do curso de licenciatura em Pedagogia/UFAL - Campus do Sertão. In L. K. Voss, A. P. Bastos, S. Libardi & G. Almeida (Orgs.). Memórias & desafios dos 10 anos da Pedagogia UFAL (pp. 103-115). Delmiro Gouveia: EDUFAL.

Schmidt, C., Nunes, D., Pereira, D., Oliveira, V., Nuernberg, A. & Kubaski, C. (2016). Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 18 (1), 222-235. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v18n1/17.pdf.

Silva, Conceição F. S. (2014). A escola e as relações de igualdade e diferença. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção do conteúdo da disciplina de Igualdade e Diferença para um curso de especialização Gênero e Diversidade na Escola da Universidade Federal de Minas Gerais (GDE/UFMG).

Smeha, L. & Seminotti, N. (2008). Educação inclusiva: perspectivas da diferença no grupo de alunos. Educação, 33 (2), 305-322. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38/pdf.

Veiga-Neto, A. (2001) Incluir para excluir. In C. Skliar & J. Larrosa (Orgs). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença (pp. 105-118). Belo Horizonte: Editora Autêntica.

Voss, L. K, Bastos, A. P., Libardi, S. & Almeida, G (Orgs.). (2021). Memórias & desafios dos 10 anos da Pedagogia UFAL. Delmiro Gouveia, AL: EDUFAL

Published

2022-08-03

How to Cite

ARAÚJO, A. P. S. .; LIBARDI, S. EXCLUSÃO ESCOLAR NO SERTÃO ALAGOANO:: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA REGULAR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1037. Acesso em: 21 nov. 2024.