Acessibilidade arquitetônica inclusiva nas universidades públicas e privadas: uma revisão sistemática

Autores

  • Emanuel Rodrigo Reis da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Resumo

Dentre os diversos fatores que contribuem para o cerceamento da inclusão social e do direito de ir e vir das pessoas nos ambientes educacionais brasileiros, temos como forma mais preponderante e evidente de empecilho as barreiras arquitetônicas. O presente artigo objetivou discutir as condições de acessibilidade arquitetônica nas universidades públicas e privadas para alunos com deficiências. A elaboração desse estudo deu-se através de uma revisão sistemática. Como resultado a revisão foi constituído por três artigos científicos os quais foram selecionados pelos critérios de inclusão estabelecidos à pesquisa sendo, um artigo extraído da CAPES e dois da SciELO. Notou-se que apesar das Instituições de Ensino Superior buscarem atender o arcabouço legal à promoção da acessibilidade nos ambientes de ensino, ainda são necessárias adequações pontuais na promoção da acessibilidade arquitetônica para garantir a inclusão e a permanência dos estudantes com deficiência nas academias.

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

REIS DA SILVA, E. R. Acessibilidade arquitetônica inclusiva nas universidades públicas e privadas: uma revisão sistemática. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 1, p. 02–15, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1342. Acesso em: 24 dez. 2024.