ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva, acessibilidade, pessoa com deficiência

Resumo

A educação para pessoa com deficiência se constitui um direito que deve ser assegurado pelo sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado. Contudo, apesar de implementada e vistoriada, a lei não garante recursos de acessibilidade dentro das instituições de ensino superior (IES), dificultando o exercício, a inclusão e a permanência de alunos com deficiência. A presente pesquisa objetiva verificar o status da acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil. Busca realizada nas bases PubMed, PsycINFO, SciELO.ORG., Web of Science, Scopus (Elsevier) e Biblioteca Virtual em Saúde. Descritores foram ("Pessoa com Deficiência") OR (Deficiência) OR (Acessibilidade) AND ("Ensino Superior") OR (Universidade). Foram excluídos: a) artigos teóricos; b) documentos que não apresentaram os tipos, barreiras ou recursos de acessibilidade; c) que não houvesse relação com cursos do ensino superior e/ou acadêmicos; d) indisponíveis na íntegra. Foram incluídos 21 artigos foram para a síntese e análise. As barreiras de acessibilidade observadas foram barreiras arquitetônicas (52%), comunicacionais (19%), atitudinais (10%) e pedagógicas (10%). Em relação aos recursos de acessibilidade, a Interpretação e Tradução de Libras é o mais frequente (20%), seguido por Apoio Psicopedagógico (18%) e transcrição em Braille (13%). Apesar da ascensão das políticas públicas de inclusão nas IES, ainda há falhas importantes na efetivação dessas ações, de modo que são necessárias implementações de estratégias de promoção à participação do aluno em sala de aula, como vistas a garantir a sua permanência e conclusão do curso nas IES brasileiras.

Biografia do Autor

Júlio Gonçalves, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia e psicólogo pela Universidade do Vale do Itajaí.

Amanda da Silva Gomes, Universidade do Vale do Itajaí

Psicóloga e Especialista em Avaliação Psicológica pela Universidade do Vale do Itajaí

Gabriela Duarte Neves de Sousa, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda do Curso de Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí

Raíssa Cláudia Silvano , Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda do Curso de Fisioterapia pela Universidade do Vale do Itajaí

Melina de Figueiredo Veiga, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda do Curso de Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

GONÇALVES, J.; DA SILVA GOMES, A.; DUARTE NEVES DE SOUSA, G.; CLÁUDIA SILVANO , R.; DE FIGUEIREDO VEIGA, M. ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 131–149, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1594. Acesso em: 11 dez. 2024.