ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação inclusiva, acessibilidade, pessoa com deficiênciaResumo
A educação para pessoa com deficiência se constitui um direito que deve ser assegurado pelo sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado. Contudo, apesar de implementada e vistoriada, a lei não garante recursos de acessibilidade dentro das instituições de ensino superior (IES), dificultando o exercício, a inclusão e a permanência de alunos com deficiência. A presente pesquisa objetiva verificar o status da acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil. Busca realizada nas bases PubMed, PsycINFO, SciELO.ORG., Web of Science, Scopus (Elsevier) e Biblioteca Virtual em Saúde. Descritores foram ("Pessoa com Deficiência") OR (Deficiência) OR (Acessibilidade) AND ("Ensino Superior") OR (Universidade). Foram excluídos: a) artigos teóricos; b) documentos que não apresentaram os tipos, barreiras ou recursos de acessibilidade; c) que não houvesse relação com cursos do ensino superior e/ou acadêmicos; d) indisponíveis na íntegra. Foram incluídos 21 artigos foram para a síntese e análise. As barreiras de acessibilidade observadas foram barreiras arquitetônicas (52%), comunicacionais (19%), atitudinais (10%) e pedagógicas (10%). Em relação aos recursos de acessibilidade, a Interpretação e Tradução de Libras é o mais frequente (20%), seguido por Apoio Psicopedagógico (18%) e transcrição em Braille (13%). Apesar da ascensão das políticas públicas de inclusão nas IES, ainda há falhas importantes na efetivação dessas ações, de modo que são necessárias implementações de estratégias de promoção à participação do aluno em sala de aula, como vistas a garantir a sua permanência e conclusão do curso nas IES brasileiras.
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