A Construção da Leitura e Escrita Braille em Crianças Cegas: Uma Abordagem Inovadora para Aprendizagem a partir de Ntxuva
Palavras-chave:
Leitura e escrita braille, Crianças, Cegos, Família, NtxuvaResumo
O artigo fala da construção da leitura e escrita Braille em crianças cegas através da análisedo processo de aquisição e assimilação do alfabeto Braille em crianças cegas sendo principiantes no processo de aprendizagem, propondo uma metodologia de aprendizagem de alfabeto braille a partir de jogo tradicional “Ntxuva”. O estudo se enquadra nas estratégias inovadoras para a inclusão escolar a partir de práticas e tradição africana e especificamente moçambicana, buscarmos Ntxuva (jogo tradicional-xadrez africano) para promover a inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência visual como forma de estimular o alfabeto braille logo na tenra idade. O estudo é resultado de revisão da literatura e das experiências vivenciadas pelos autores como praticantes do Ntxuva e da experiência de aprendizagem de crianças cegas provenientes em zonas rurais. Neste estudo sugere-se a aprimoração do alfabeto braille logo nos primeiros anos de vida, na família com a adaptação de Ntxuva em cela braille o que por sua vez implica a disseminação do alfabeto dentro da comunidade familiar para a transferência às crianças com deficiência visual.
Referências
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