A Construção da Leitura e Escrita Braille em Crianças Cegas: Uma Abordagem Inovadora para Aprendizagem a partir de Ntxuva

Autores

  • Rosário Sunde Universidade Pedagógica Nampula, UPN
  • Lucildina Sunde Centro de Recursos da Educação Inclusiva Josina Machel de Anchilo – Nampula

Palavras-chave:

Leitura e escrita braille, Crianças, Cegos, Família, Ntxuva

Resumo

O artigo fala da construção da leitura e escrita Braille em crianças cegas através da análisedo processo de aquisição e assimilação do alfabeto Braille em crianças cegas sendo principiantes no processo de aprendizagem, propondo uma metodologia de aprendizagem de alfabeto braille a partir de jogo tradicional “Ntxuva”. O estudo se enquadra nas estratégias inovadoras para a inclusão escolar a partir de práticas e tradição africana e especificamente moçambicana, buscarmos Ntxuva (jogo tradicional-xadrez africano) para promover a inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência visual como forma de estimular o alfabeto braille logo na tenra idade. O estudo é resultado de revisão da literatura e das experiências vivenciadas pelos autores como praticantes do Ntxuva e da experiência de aprendizagem de crianças cegas provenientes em zonas rurais. Neste estudo sugere-se a aprimoração do alfabeto braille logo nos primeiros anos de vida, na família com a adaptação de Ntxuva em cela braille o que por sua vez implica a disseminação do alfabeto dentro da comunidade familiar para a transferência às crianças com deficiência visual.

Biografia do Autor

Rosário Sunde, Universidade Pedagógica Nampula, UPN

Docente da Universidade Pedagógica Nampula, UPN, Moçambique. Mestrado em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica Nampula, UPN, Moçambique. Discente do doutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil.

Lucildina Sunde, Centro de Recursos da Educação Inclusiva Josina Machel de Anchilo – Nampula

Docente do Centro de Recursos da Educação Inclusiva Josina Machel de Anchilo – Nampula, Moçambique.

Referências

Blog: https://gizmodo.uol.com.br/invencao-braille, acesso em: 01 outubro 2019.

José, M. (2013), Ntxuva.https://www.mmo.co.mz/jogos/ntxuva, acesso em: 02 outubro 2019.

Lima, E.I.; Costa, J.B.O. e Klebis, A.B.S.O. (2013). O processo de alfabetização em braille da criança com deficiência visual. Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013, p. 1114-1122. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000565

Paiva, T. (2018). Ntxuva, xadrez africano, ensina matemática de forma lúdica. Maputo, Centro de Referências de Educação Integral, https://educacaointegral.org.br/reportagens/ntxuva-o-xadrez-africano-ensina-matematica-de-forma-ludica, acesso em: 01 outubro 2019.

Sá, E. D.; Campos, I. M. e Silva, M. B. C. (2007). Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão: atendimento educacional especializado. SEESP / SEED / MEC-Secretaria de Educação Especial, Brasília.

Sunde, R.M. (2018). Inclusão escolar: um desafio entre teoria e prática curricular em Moçambique. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, vol. 02, num.02, julho/dezembro, p.40-50.

Sunde, R.M. (2019). Intervenção psicológica: uma estratégia para a inclusão escolar das crianças surdas. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v.3, n.01, janeiro/junho-2019, p.32-45.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

SUNDE, R. M.; SUNDE, L. M. C. A Construção da Leitura e Escrita Braille em Crianças Cegas: Uma Abordagem Inovadora para Aprendizagem a partir de Ntxuva. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 3, p. 27–36, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/170. Acesso em: 22 dez. 2024.