A Construção da Leitura e Escrita Braille em Crianças Cegas: Uma Abordagem Inovadora para Aprendizagem a partir de Ntxuva
Keywords:
Leitura e escrita braille, Crianças, Cegos, Família, NtxuvaAbstract
O artigo fala da construção da leitura e escrita Braille em crianças cegas através da análisedo processo de aquisição e assimilação do alfabeto Braille em crianças cegas sendo principiantes no processo de aprendizagem, propondo uma metodologia de aprendizagem de alfabeto braille a partir de jogo tradicional “Ntxuva”. O estudo se enquadra nas estratégias inovadoras para a inclusão escolar a partir de práticas e tradição africana e especificamente moçambicana, buscarmos Ntxuva (jogo tradicional-xadrez africano) para promover a inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência visual como forma de estimular o alfabeto braille logo na tenra idade. O estudo é resultado de revisão da literatura e das experiências vivenciadas pelos autores como praticantes do Ntxuva e da experiência de aprendizagem de crianças cegas provenientes em zonas rurais. Neste estudo sugere-se a aprimoração do alfabeto braille logo nos primeiros anos de vida, na família com a adaptação de Ntxuva em cela braille o que por sua vez implica a disseminação do alfabeto dentro da comunidade familiar para a transferência às crianças com deficiência visual.
References
Blog: https://gizmodo.uol.com.br/invencao-braille, acesso em: 01 outubro 2019.
José, M. (2013), Ntxuva.https://www.mmo.co.mz/jogos/ntxuva, acesso em: 02 outubro 2019.
Lima, E.I.; Costa, J.B.O. e Klebis, A.B.S.O. (2013). O processo de alfabetização em braille da criança com deficiência visual. Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013, p. 1114-1122. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000565
Paiva, T. (2018). Ntxuva, xadrez africano, ensina matemática de forma lúdica. Maputo, Centro de Referências de Educação Integral, https://educacaointegral.org.br/reportagens/ntxuva-o-xadrez-africano-ensina-matematica-de-forma-ludica, acesso em: 01 outubro 2019.
Sá, E. D.; Campos, I. M. e Silva, M. B. C. (2007). Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão: atendimento educacional especializado. SEESP / SEED / MEC-Secretaria de Educação Especial, Brasília.
Sunde, R.M. (2018). Inclusão escolar: um desafio entre teoria e prática curricular em Moçambique. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, vol. 02, num.02, julho/dezembro, p.40-50.
Sunde, R.M. (2019). Intervenção psicológica: uma estratégia para a inclusão escolar das crianças surdas. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v.3, n.01, janeiro/junho-2019, p.32-45.