Desafios de Professores de Química Quanto a Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Regular

Autores

  • Francisco Filho UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Ilma Pequeno UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Ana Diniz UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Ensino de Química, Formação de professores, Educação Inclusiva

Resumo

A presente pesquisa tem como tema os desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. A maioria dos Cursos de Licenciatura em Química nas Universidades no Brasil não está formando professores qualificados para atuar no processo da Educação Inclusiva. Para que possamos mudar essa situação devemos investigar e discutir sobre a formação inicial e continuada dos professores. Com isso os objetivos desta pesquisa foram investigar, compreender, refletir, e identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Química quanto a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular da Cidade de Queimadas-PB. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, o instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado e analisado qualitativamente. Os participantes foram sete professores de Química de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino da Cidade de Queimadas. Os resultados obtidos foram analisadas a partir de referenciais teóricos escolhidos como Mantoan (2006), Diniz (2007), Lima (2006) e outros, buscando fazer um paralelo entre as suas ideias com a realidade dos participantes da pesquisa.Os professores de Química destacaram em suas falas, o deficit de uma formação inicial suficiente para que pudessem lidar com as diferenças em sala de aula, portanto esta pesquisa teve a intenção de mostrar aos professores oportunidades para refletirem sobre a educação inclusiva e de como superar esses desafios.

Biografia do Autor

Francisco Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professor do Departamento de Química DQ/CCT/UEPB e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECM.

Ilma Pequeno, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Ana Diniz, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação PPGCEM – (UEPB).

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Publicado

2020-06-08