REFLEXÕES SOBRE IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMOS NO ÂMBITO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Altas Habilidades , Superdotação, Escola

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar as estratégias de identificação de alunos com altas habilidades e superdotação (AH/SD) e os encaminhamentos que precisam ser adotados para garantir a estes alunos um processo de formação que lhes ofereça condições de se desenvolverem. Nossa metodologia será a revisão bibliográfica e a análise da legislação vigente. O artigo conclui que a identificação desta condição particular do aluno envolve a combinação de diversos instrumentos (observação, questionários, entrevistas), aplicados por grupos multidisciplinares, e o seu encaminhamento passa pela definição de programas especiais voltados às especificidades destes alunos.

Biografia do Autor

José Aderivaldo Silva da Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande - TDEPP/UFCG

Possui formação em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia. É Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande(2009). Mestre em Ciências Sociais (2012) e Doutor em Ciências Sociais (2019), sendo ambos os cursos de Pós-Graduação realizados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UFCG). É Professor efetivo de Sociologia no Ensino Médio Regular da rede pública da Paraíba. Também é membro do grupo de Pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (TDEPP/UFCG). Os temas de interesse são os seguintes: Sociologia do Trabalho, com ênfase em estudos sobre trabalho precário, informalidade e regimes de trabalho no Nordeste; Sociologia da Educação, com ênfase em trabalho docente, ensino de Sociologia.

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Publicado

2025-01-25

Como Citar

ADERIVALDO SILVA DA NÓBREGA, J. REFLEXÕES SOBRE IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMOS NO ÂMBITO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 182–199, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1793. Acesso em: 4 mar. 2025.