Uso de vídeos voltados ao ensino dos conceitos básicos de cinemática e mecânica para os alunos surdos

Autores

  • Alessandra Uchoa UFCG
  • José Wagner Cavalcanti Silva UFERSA
  • José Tiago Ferreira Belo UFCG

Palavras-chave:

Educação de Surdos. Produção de Vídeos. Libras e Ensino de Física.

Resumo

A educação brasileira de surdos vem sendo discutida amplamente nos últimos anos, traçando os caminhos para o ensino, aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes surdos. Sabendo disso, este trabalho é originado de uma discussão levantada acerca da falta de materiais didáticos e pedagógicos que trabalhem especificamente o ensino de física para alunos surdos, visto que, em sua maioria, esses materiais são produzidos requerendo o domínio da língua portuguesa nas modalidades escrita e falada. Sabendo que as pessoas surdas possuem limitações para ler e assimilar os conceitos que são expressos em um vocabulário não dominado por elas, foi suscitado o seguinte questionamento: qual material didático voltado para alunos surdos do ensino médio pode ser desenvolvido para possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais utilizados nos conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles que são vistos em situações cotidianas? Diante desse desafio, este trabalho teve o objetivo de desenvolver seis vídeos didáticos que propiciassem aos alunos surdos o entendimento dos conceitos de velocidade, aceleração, inércia, força e trabalho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter exploratório com a utilização de vídeos em que os conceitos de física foram discutidos de forma clara e objetiva, utilizando-se de uma linguagem informal e descontraída. A importância da presente pesquisa está pautada na necessidade de se trazer novas ferramentas de apoio para uma prática didática e pedagógica que respeite às condições de aprendizagem dos alunos surdos e que torne essa experiência a base para introdução de conceitos básicos de física.

Biografia do Autor

Alessandra Uchoa, UFCG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – 2010) e graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal da Paraíba (UFCG-2023). Mestrado em ensino de ciências e matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - 2013).

José Wagner Cavalcanti Silva, UFERSA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - 2008), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2012) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, ministrado no âmbito do Instituto de Física "Gleb Wataghin", pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2022). Ingressou em 2013 no quadro de docentes permanentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Ensino de Física (com ênfase no laboratório didático), Automação aplicada ao Ensino de Física e na área de Cosmologia. Recentemente, tem conduzido estudos a respeito do Ensino de Física para alunos surdos.

José Tiago Ferreira Belo, UFCG

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Graduado em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). É Ativista da Educação Bilíngue para Surdos e da Escola Bilíngue para Surdos da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras-LIBRAS. Trabalha como Professor do Magistério Superior de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Coordena o Curso de Licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Coordena o Grupo de Vestibular Letras-LIBRAS na UFCG e integrava o Projeto Informática Contextualizada para Pessoas com Deficiência Auditiva e Visual do SENAI-PB (2013), trabalhando com a Adaptação de Material Didático para o Atendimento de Alunos Surdos na Educação Profissional Inclusiva. Atuou como professor de Libras em várias Instituições de Ensino Superior e sempre participa de eventos científicos buscando aprimorar conhecimentos na área de educação e linguística de pessoas surdas, relacionada com a aquisição do português como L2. E tornou-se o primeiro Surdo a obter o titulo acadêmico de mestre da Paraíba e recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Campina Grande - CMCG

Referências

Acessibilidade em comunicação na televisão. Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2005).

Almeida, M. E. (1998). Da atuação à formação de professores. Em Salto para o futuro: TV e informática na educação. Brasília: MEC.

Alvarenga, B., & Máximo, A. (2000). Curso de Física Volume 1. São Paulo. 1.

ARROIO, A & GIORDAN, M. (2006). O Vídeo Educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, v.24.

Campello, A. R. (2008). Aspectos da visualidade na educação de surdos. Catarina, Florianópolis.

Cardoso, F., César, Everton, & Ferreira, M. (2010). Sinalizando a Física. Sinop: Projeto “Sinalizando a Física”. Sinalizando a Física. Sinop: Projeto “Sinalizando a Física”, 1.

Chevallard, Y. (1991). La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage.

Cruz, S., Rodrigues, & Araújo, D. A. (2016). A história da educação de alunos com surdez: ampliação de possibilidades. Revista Educação Especial, v, 29, 373-384.

Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. (1994). Brasília, DF: Corde.

Evolução da Educação Especial no Brasil (2006). MEC, Brasília.

Echevarría, H., & Vadori, G. (2013). Los estudiantes de grado y sus actividades de investigación. Villa María: Eduvim.

Feneis. (1995). Surdez: abordagem geral. Strobel, K. L. e Dias, S.M.S. (orgs). Curitiba.

Freitas, C. G., Delou, C. M. C., Sá, T. M. de, & Castro, H. C. (2021). Educação de surdos: Aspectos a se considerar segundo a percepção dos alunos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre sua inclusão em espaço acadêmico. Revista Pedagógica, 23, 1-22.

Gaspar, A. (2000). Física Mecânica. Ática: São Paulo.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Censo da Educação Básica 2020 - Divulgação dos resultados. INEP.

Januzzi, G., & De, M. (2004). A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados.

Junior, O. da S., Silveira, S. R. (2001). Produção de Vídeoaulas como Ferramenta de Conteúdo Digital. Universidade Federal de Santa Maria.

Lacerda, C. B. F. de (2000a). A criança surda e a língua de sinais no contexto de uma sala de aula de alunos ouvintes - Relatório Final FAPESP Proc. 98, 2861-2861.

Lacerda, C. B. F. de (2000b). O intérprete de língua de sinais no contexto de uma sala de aula de alunos ouvintes: problematizando a questão. Em C. B. F. Lacerda & M. C. R. De E Góes (Orgs.), Surdez: Processo Educativos e Subjetividade. São Paulo: Editora Lovise.

Lira, G. (2003). Educação do surdo, linguagem e inclusão digital. Rio de Janeiro.

Lozada, G., Nunes, K., & Da, S. (2019). Metodologia Científica. Metodologia Científica. Porto Alegre: SAGAH.

Luchese, A., & Pieczkowski, T. M. Z. (2017). A comunicação como possibilidade de inclusão de estudantes surdos. Revista Pedagógica, 19(41), 226. https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3716.

Marcato, S. (2001). LIBRASweb - Ambiente Computacional para auxiliar a Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. Mestrado em Ciência da Computação. Campinas.

Mazzotta, M. J. da S. (1996). Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. Local: São Paulo.

Martinho, J. D. (2009). Edição e visualização criativa de vídeo. [Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores].

Mendes, E. (2006). A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 33(11), 387-405.

Miranda, A. P. S. de, Figueiredo, D. P., & Lobato, H. K. G. (2016). A tecnologia da informação e comunicação e ensino - aprendizagem de alunos surdos: relato sobre a experiência de uma professora da sala de informática. Em Diálogos sobre inclusão escolar e ensino-aprendizagem da libras e língua portuguesa como segunda língua para surdos. Belém-Pará: UFPA.

Moran, J. (1998). Mudar a forma de aprender e ensinar com a internet. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: MEC.

Moura, M. (2013). Tenho um aluno surdo. (C. B. F. Lacerda & L. F. Santos, Orgs.). EDUFSCar.

Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Parte I - Bases legais. (2000). MEC.

Pais, L. C. (2010). Transposição didática. In: Machado, S.D.A. Educação matemática: uma (nova) introdução. São Paulo.

Perrenoud, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa.

Quadros, R. M. de. (2006). Políticas linguísticas e educação de surdos em Santa Catarina: espaço de negociações. Cadernos CEDES, 26(69), p. 141-161. https://doi.org/10.1590/s0101-32622006000200003.

Quadros, R. (2006). A aquisição da morfologia verbal na língua de sinais brasileira: a produção gestual e os tipos de verbos.

Quadros, R. M. de, & Karnopp, L. B. (2004). Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. ArtMed: Porto Alegre.

Richards, J. E. (2005). The development of sustained visual attention in infants. Cognitive neuroscience of attention. New York.

Rumberger, R. W. (2006). Why students drop out of school. Em G. Orfield (Org.), Dropouts in America: Confronting the graduation rate crisis. Cambridge: Harvard Education Pres.

Santana, M. C. (2003). As tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação especial: uma análise do ensino de surdos nas classes especiais. Mestrado em Educação - Faculdade de educação.

Skliar, C. (1998). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre.

Soares, M. A. (1999). A educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados.

Strobel, K. (2008). As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis.

Thoma, A. da S. (2002). O cinema e a flutuação das representações surdas.

Vargas, J. S., Gobara, S. T. (2015). Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração. Revista Polyphonía, Goiânia, 26(2), p. 187-202. https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38310.

Downloads

Publicado

2023-10-26