A Imagem no Contexto Pedagógico: O artefato visual para os surdos

Autores

  • Maria Melo Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Almeida Instituto Federal de Educação

Palavras-chave:

Educabilidade do olhar, Surdos, Pedagogia crítica da visualidade, Análise do discurso

Resumo

A educação visual para os surdos é de, sobremaneira, importante para o processo de aprendizagem destes
sujeitos. Desta feita, a educação visual nesta investigação ganha centralidade, tendo por finalidade analisar os
artefatos visuais para o processo de ensino e aprendizagem, descrever a percepção dos surdos em relação a
aprendizagem por meio do audiovisual, e especificamente, explicitar os achados em relação a aprendizagem
mediada pela educação visual. A curiosidade epistemológica deste estudo pauta-se em saber: como a
educação visual promove a aprendizagem dos surdos em sua percepção? Metodologicamente a investigação
está ancorada na teoria da análise do discurso de Michel Foucault (2008). As reflexões teóricas estão
ancoradas em Carlos (2008; 2017; 2018) Maciel (2014), Santella (1999) e outros que se ocupam de dialogar
sobre a educabilidade do olhar e a pedagogia crítica da visualidade. É importante ressaltar que os surdos não
só consideram a educação visual como preponderante como necessitam dela, logo, os educadores devem
adaptar os materiais didáticos para as suas necessidades, ou seja, vídeos com legendas e textos imagéticos.
Conclui-se que os professores precisam de formação continuada específica para subsidiar o ensino imagético.

Biografia do Autor

Maria Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Ricardo Almeida, Instituto Federal de Educação

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Alagoas e da rede pública municipal em Porto Calvo/AL, Brasil.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

MELO, M. A. V. de; ALMEIDA, R. S. de. A Imagem no Contexto Pedagógico: O artefato visual para os surdos. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 03–23, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/213. Acesso em: 22 dez. 2024.