A Imagem no Contexto Pedagógico: O artefato visual para os surdos
Palavras-chave:
Educabilidade do olhar, Surdos, Pedagogia crítica da visualidade, Análise do discursoResumo
A educação visual para os surdos é de, sobremaneira, importante para o processo de aprendizagem destes
sujeitos. Desta feita, a educação visual nesta investigação ganha centralidade, tendo por finalidade analisar os
artefatos visuais para o processo de ensino e aprendizagem, descrever a percepção dos surdos em relação a
aprendizagem por meio do audiovisual, e especificamente, explicitar os achados em relação a aprendizagem
mediada pela educação visual. A curiosidade epistemológica deste estudo pauta-se em saber: como a
educação visual promove a aprendizagem dos surdos em sua percepção? Metodologicamente a investigação
está ancorada na teoria da análise do discurso de Michel Foucault (2008). As reflexões teóricas estão
ancoradas em Carlos (2008; 2017; 2018) Maciel (2014), Santella (1999) e outros que se ocupam de dialogar
sobre a educabilidade do olhar e a pedagogia crítica da visualidade. É importante ressaltar que os surdos não
só consideram a educação visual como preponderante como necessitam dela, logo, os educadores devem
adaptar os materiais didáticos para as suas necessidades, ou seja, vídeos com legendas e textos imagéticos.
Conclui-se que os professores precisam de formação continuada específica para subsidiar o ensino imagético.
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