A Imagem no Contexto Pedagógico: O artefato visual para os surdos

Authors

  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Santos de Almeida Instituto Federal de Educação

Keywords:

Educabilidade do olhar, Surdos, Pedagogia crítica da visualidade, Análise do discurso

Abstract

A educação visual para os surdos é de, sobremaneira, importante para o processo de aprendizagem destes
sujeitos. Desta feita, a educação visual nesta investigação ganha centralidade, tendo por finalidade analisar os
artefatos visuais para o processo de ensino e aprendizagem, descrever a percepção dos surdos em relação a
aprendizagem por meio do audiovisual, e especificamente, explicitar os achados em relação a aprendizagem
mediada pela educação visual. A curiosidade epistemológica deste estudo pauta-se em saber: como a
educação visual promove a aprendizagem dos surdos em sua percepção? Metodologicamente a investigação
está ancorada na teoria da análise do discurso de Michel Foucault (2008). As reflexões teóricas estão
ancoradas em Carlos (2008; 2017; 2018) Maciel (2014), Santella (1999) e outros que se ocupam de dialogar
sobre a educabilidade do olhar e a pedagogia crítica da visualidade. É importante ressaltar que os surdos não
só consideram a educação visual como preponderante como necessitam dela, logo, os educadores devem
adaptar os materiais didáticos para as suas necessidades, ou seja, vídeos com legendas e textos imagéticos.
Conclui-se que os professores precisam de formação continuada específica para subsidiar o ensino imagético.

Author Biographies

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Ricardo Santos de Almeida, Instituto Federal de Educação

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Alagoas e da rede pública municipal em Porto Calvo/AL, Brasil.

References

Carlos, E. J. (2002). O texto em questão: Re-significação conceitual e implicações pedagógicas (v. 5, n. 8, pp.

-73). João Pessoa: Conceitos.

Carlos, E. J. (2006). O emprego da imagem no contexto do livro didático de língua portuguesa. Temas em

Educação. Políticas e práticas curriculares em tempo de globalização (v. 15, n. 1, pp. 87-100). João Pessoa:

UFPB.

Carlos, E. J. (2011). Introdução: a importância do ato de ver. In Carlos, E. J. & Vicente, D. S. S. (Orgs.), A

importância do ato de ver. João Pessoa: Editora Universitária UFPB.

Carlos, E. J. (Org.). (2008). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a

imagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB.

Carlos, E. J. (Org.). (2010). Por uma Pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da

UFPB.

Carlos, E. J., Vicente, D. S. S. (Orgs.). (2011). A importância do ato de ver. João Pessoa: Editora Universitária

UFPB.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe

sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm

Eliade, M. (2002). Imagens e símbolos. Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins

Fontes.

Ferreira, E. C. (2010). O uso dos audiovisuais como recurso didáctico. (Dissertação de Mestrado em Ensino em

História e Geografia 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário 2009/2010). Universidade do Porto.

Foucault, M. (2008). A arqueologia do saber. (Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v.4, n.01, Edição Especial-2020, p.3-23. 23

A IMAGEM NO CONTEXTO PEDAGÓGICO: O ARTEFATO VISUAL PARA OS SURDOS

Freire, M. (1991). A formação permanente. In Freire, P., Trabalho, comentário, reflexão. Petrópolis/RJ:

Vozes.

Guimarães, C. H. M., et. al. (2007). O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo:

Loyola.

Joly, M. (1996). Introdução à análise da imagem. Campinas/SP: Papirus.

Lebedeff, T. B. (2018). Aprendendo a ler “com outros olhos”: Relatos de oficinas de letramento visual com

professores surdos. Recuperado de http://www2.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n36/08.pdf

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Recuperado de

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Recuperado

de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lima, M. S. L. (2000). A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento.

(Tese de doutorado). Faculdade de Educação – USP.

Manguel, A. (2001). Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras.

Melo, M. A. V. (2018). O uso pedagógico do audiovisual. (V. 3, pp. 38-65). Revista Discurso & Imagem Visual

em Educação - RDIVE.

Nóvoa, A. (1991). Concepções e práticas de formação contínua de professores. In Formação contínua de

professores: Realidades e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro.

Ribeiro, M. L. S. (1991). Educação escolar e práxis. São Paulo: Iglu.

Skliar, C. (2001). Perspectivas políticas e pedagógicas da educação bilíngue para surdos. In Silva, S., & Vizim,

M., Educação especial: Múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras/ALB.

Turazzi, M. I. (2009). Iconografia e patrimônio: O catálogo da exposição de História do Brasil e a fisionomia

da nação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional.

Published

2020-09-01

How to Cite

MELO, M. A. V. de; ALMEIDA, R. S. de. A Imagem no Contexto Pedagógico: O artefato visual para os surdos. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 03–23, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/213. Acesso em: 21 nov. 2024.