REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE E OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM VENTUROSA, PERNAMBUCO
Resumo
Esse artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa sobre a identidade profissional e significados
da educação inclusiva da surdez na cidade de Venturosa, situada no Agreste pernambucano. De metodologia
qualitativa, um questionário foi aplicado em 48 profissionais da educação infantil e no ensino especial do
município. Todas as participantes são mulheres, o que confirma o estereótipo de profissão do “cuidado”, 42%
são de cor parda e 50% tem formação em pedagogia. A educação inclusiva é retratada como uma atividade
desafiante, substituída por afetos e pela de-responsabilização. Os resultados obtidos indicam a distância entre
reflexões acadêmicas baseadas nas metrópoles e a realidade do Agreste. A identidade profissional aparece como
central na definição de estratégias para a inclusão e a educação especial aparece em crise face a dificuldade dos
profissionais a entregar-se ao sistema regular entre os sentimentos de caridade e de desejo de normalização.
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