REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE E OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM VENTUROSA, PERNAMBUCO

Autores

  • Elaine Fernandez UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo

Esse artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa sobre a identidade profissional e significados
da educação inclusiva da surdez na cidade de Venturosa, situada no Agreste pernambucano. De metodologia
qualitativa, um questionário foi aplicado em 48 profissionais da educação infantil e no ensino especial do
município. Todas as participantes são mulheres, o que confirma o estereótipo de profissão do “cuidado”, 42%
são de cor parda e 50% tem formação em pedagogia. A educação inclusiva é retratada como uma atividade
desafiante, substituída por afetos e pela de-responsabilização. Os resultados obtidos indicam a distância entre
reflexões acadêmicas baseadas nas metrópoles e a realidade do Agreste. A identidade profissional aparece como
central na definição de estratégias para a inclusão e a educação especial aparece em crise face a dificuldade dos
profissionais a entregar-se ao sistema regular entre os sentimentos de caridade e de desejo de normalização.

Biografia do Autor

Elaine Fernandez, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil. Discente do Mestrado em Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

FERNANDEZ, E. M. C. REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE E OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM VENTUROSA, PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 115–132, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/220. Acesso em: 5 nov. 2024.