REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE E OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM VENTUROSA, PERNAMBUCO

Authors

  • Elaine Magalhães Costa Fernandez UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Abstract

Esse artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa sobre a identidade profissional e significados
da educação inclusiva da surdez na cidade de Venturosa, situada no Agreste pernambucano. De metodologia
qualitativa, um questionário foi aplicado em 48 profissionais da educação infantil e no ensino especial do
município. Todas as participantes são mulheres, o que confirma o estereótipo de profissão do “cuidado”, 42%
são de cor parda e 50% tem formação em pedagogia. A educação inclusiva é retratada como uma atividade
desafiante, substituída por afetos e pela de-responsabilização. Os resultados obtidos indicam a distância entre
reflexões acadêmicas baseadas nas metrópoles e a realidade do Agreste. A identidade profissional aparece como
central na definição de estratégias para a inclusão e a educação especial aparece em crise face a dificuldade dos
profissionais a entregar-se ao sistema regular entre os sentimentos de caridade e de desejo de normalização.

Author Biography

Elaine Magalhães Costa Fernandez, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil. Discente do Mestrado em Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco.

References

Almeida, E. L. (2013). Uma história Venturosa: de vila à cidade. Venturosa/PE.

Azevedo, J. M. L.. (1997). A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados.

Barros, C. E. G., Andrade, M. F., & Souza, A. F. (2017). Avaliação da aprendizagem na disciplina de ciências:

um estudo em escolas públicas municipais do interior de Pernambuco. Anais do IV Congresso Nacional de

Educação. (pp. 1-6). João Pessoa/PB. Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/

trabalhos/TRABALHO_EV073 _MD4_SA16_ID4574_05092017182858.pdf

Bock, A. M. B., Gonçalves, M. G. M., & Furtado, O. (2001). Psicologia Socio-histórica: uma perspectiva crítica

em psicologia. São Paulo: Cortez.

Brito, J. S. S., Albuquerque, P. C., & Silva, E. H. (2013). Educação popular em saúde com o povo indígena

Xukuru do Ororubá. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 17(44), 219-228. Recuperado de https://

dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000002

Cavalcante, T. C. F. (2011). Discurso argumentativo e produção de sentidos em indivíduos com Síndrome de

Down. Rev. Bras. Ed. Esp., (17 (3), pp. 427- 440). Marília.

Chagas, F. B., Silva, M. C., Nascimento, M. S. S., & Tresena, N. L (2018). Os desafios da educação inclusiva para

surdos na Escola Estadual Frei Cassiano de Comacchio na Cidade de Belo Jardim-Pernambuco. Anais do V

Congresso Nacional de Educação, (pp. 1-10) Recife - PE. Recuperado de https://www.editorarealize.com.

br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID5719_27082018120938.pdf

Foucault, M. (2008). Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São

Paulo: Martins Fontes.

Goldfeld, M. (2002). A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. (4.ed.).

São Paulo: Plexus.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Atlas Nacional do Brasil Milton Santos. Rio de Janeiro:

IBGE.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). Relatório de Estimativa Populacional. Rio de Janeiro:

IBGE.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Censo Escolar: Educação

Especial.

Jannuzzi, G. (2006). A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. (2. ed.).

Campinas, SP: Autores Associados.

Lane, S. T. M., Codo, W., & Carone, I. (Org.) (1994). Psicologia social: o homem em movimento. (13. ed., ISBN

. São Paulo: Brasiliense.

Lei Estadual n. 15.533, de 23 de junho de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação 2015-

e dá outras providências. Recuperado de https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.

aspx?tiponorma=1&numero=15533&complemento=0&ano=2015&tipo=&url=

Lei Estadual n. 3340, de 31 de dezembro de 1958. Aprova a emancipação do Município de Venturosa e dá

outras providências.

Lei Estadual nº 11.686, de 18 de outubro de 1999. Reconhece oficialmente no estado de Pernambuco, como

meio de comunicação efetiva e de uso corrente, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dispõe sobre a

implantação desta como língua oficial na rede pública de ensino para surdos. Recife: Diário Oficial do

Estado de Pernambuco, 19 out. 1999, p. 3.

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.

Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF:

Senado Federal.

Leite, M. P., & Lira, A. (2017). Protagonismo Juvenil no Contexto Socioeducativo: Vivências no Espaço

Educativo de Liberdade Assistida – Comviva, no Município de Caruaru Agreste pernambucano. Anais do

IV Congresso Nacional de Educação, (pp. 1-5) João Pessoa-PB. Recuperado de https://www.editorarealize.

com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA5_ID2553_12092017151724.pdf

Lima, E. S., & Silva, K. N. P. (2017). Os desafios do trabalho docente na educação profissional da rede estadual

de Pernambuco no contexto da avaliação por resultado. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, (pp.

-12), João Pessoa-PB. Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/

TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6293_07092017135753.pdf

Lima, M. F. (2018). Implantação dos sistemas municipais de ensino no agreste pernambucano: em busca da

construção da autonomia. Anais do V Congresso Nacional de Educação, (pp. 1-8). Recife - PE. Recuperado

de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA2_

ID11138_17092018224558.pdf

Mazzotta, M. J. S. (2003). Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. (4. ed.). São Paulo:

Cortez.

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. (2008). Brasília, DF: Secretaria

de Educação especial, Ministério da Educação.

Relatório Anual de Indicadores 2017: Lei de Responsabilidade Educacional. (2018). p 195.

Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012: Análise sobre a expansão das Universidades

Federais 2003 a 2012. (p. 29). Brasília, DF: MEC.

Sacks, O. W. (1998). Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras.

Santos, S. N., & Cavalcanti, A. M. B. (2016). Barreiras atitudinais: a percepção de professores do Instituto

Federal de Pernambuco acerca das pessoas com deficiência. Anais do III Congresso Nacional de Educação,

(pp. 1-13). Natal - RN. Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/

TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID5367_27072016141905.pdf

Santos, V. H. S. (2018). Representações Sociais sobre o Processo de Certificação da Indicação Geográfica do

Queijo de Coalho no Agreste Pernambucano. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em

Administração Rural – UFRPE.

Sassaki, R. K. (2009). Inclusão: Acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação

(Reação), Ano XII, mar./abr. São Paulo.

Silva, F. M. M., Alencar, A. F., Calado, T. M. R., & Melo, I. E. C. (2017). Atuação do coordenador pedagógico no

Município De Lagoa do Ouro – Pernambuco. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, (pp. 1-10). João

Pessoa - PB. Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_

EV073_MD1_SA2_ID6339_13102017150622.pdf

Silva, F., & Silva, K. N. P. (2017) Reflexões sobre as relações de gênero em uma escola de referência em ensino

médio do interior de Pernambuco. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, (pp. 1-9). João Pessoa-PB.

Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_

SA7_ID8417_16102017152733.pdf

Silva, L. F. F., & Silva, A. P. B. (2016). Impactos das políticas educacionais no cotidiano de uma escola

pública pernambucana. Anais do III Congresso Nacional de Educação, (pp. 1-13) Natal - RN. Recuperado

de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA3_

ID4610_13082016180342.pdf

Silva, L. P. (2017). A Recente Interiorização das Universidades Federais e a Questão da Democratização do

Acesso: Uma análise das experiências formativas de jovens do semiárido paraibano no Campus de Cuité/

UFCG. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade

Federal de Campina Grande.

Silva, M. A. A., & Leal, A. L. (2017). Um estudo sobre resiliência em professores do ensino fundamental

do Agreste pernambucano. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, (p. 1-12). João Pessoa-PB.

Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_

SA4_ID4217_08092017230905.pdf

Silva, R. R. C., & Silva, R. S. (2017). Espaços não formais: dificuldades encontradas por professores dos anos

finais do interior de Pernambuco. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, (p. 1-6). João Pessoa- PB.

Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_

SA16_ID7196_01102017153407.pdf

Silva, R. R., & Duarte, A. M. T. (2016). Os desafios na alfabetização de crianças surdas dos povos indígenas

de Pernambuco. Anais do III Congresso Nacional de Educação, (p. 1-13). Natal-RN. Recuperado de

https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA14_

ID10911_15082016172528.pdf

Silva, S. I., Soares, D. S. A., Costa, L. H., Cordeiro, N. M., Correira, K. S. F. & Santos, M. R. (2017). Perfil do

professor de matemática do futuro: um estudo sobre a prática docente nas escolas campos de estágio.

Anais do IV Congresso Nacional de Educação, (p. 1-5). João Pessoa- PB. Recuperado de http://editorarealize.

com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID237_14102017234011.pdf

Silva, T. A. B. (2018). Interiorização da Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para as

condições de trabalho docente: um estudo do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Dissertação apresentada

ao Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco –

UFPE, p. 210.

Sobral, J. A. S., Cavalcanti, A. C. N. F. & Sá, C. L. S. G. (2017). Um estudo das inter-relações de modelo de

educação especial no Município de Floresta-PE. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, (p. 1-5). João

Pessoa-PB. Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_

EV073_MD4_SA10_ID9826_16102017122628.pdf

Sumaio, P. A. (2017). Sinalizando com indígenas terena: um estudo do uso de libras e de sinais nativos

por indígenas surdos. Dissertação (mestrado) apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística

e Língua Portuguesa. São Paulo: Universidade Estadual de São Paulo - Júlio de Mesquita Filho.

Tardif, M., & Lessard, C. (2011). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão

de interações humanas. (6. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Valença, O. (2001). Projeto Pegapacapá: saúde, cultura e reprodução no agreste pernambucano. Interface

- Comunicação, Saúde, Educação, 5(8), (p. 185-188). Recuperado de https://dx.doi.org/10.1590/S1414-

Vasconcelos, N. (2018). Histórias e memórias de lideranças surdas em Pernambuco. Tese de Doutorado -

Programa de Pós-graduação em Educação Especial – UFSCar.

Vidal, A. K. L., Tenório, A. P., Brito, B. H., Oliveira, T. B., & Pessoa, I. D. (2009). Conhecimento de Escolares do

Sertão Pernambucano sobre o Câncer de Boca. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada,

(vol. 9, núm. 3, septiembre-diciembre, pp. 283-288). Universidade Federal da Paraíba.

Vygotsky, L. (1997[1983]). Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor.

Published

2020-09-01

How to Cite

FERNANDEZ, E. M. C. REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE E OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM VENTUROSA, PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 115–132, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/220. Acesso em: 24 nov. 2024.