GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS INCLUSAS EM CARUARU-PERNAMBUCO

Autores

  • Ana Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Orquídea Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Escola, Família, Gestão escolar, Inclusão

Resumo

O estudo analisou a relação estabelecida entre escola e família de crianças inclusas em uma escola
municipal de Caruaru–PE. A preocupação voltou-se para as ações de participação promovidas pela
gestão escolar, compreendida a partir dos estudos de Libâneo; Oliveira e Toschi (2005), e sobre inclusão
considerando Lopes; et. al. (2016) e Carvalho (2013). A abordagem qualitativa orientou a pesquisa,
e o campo investigativo foi uma escola que se destaca pelo quantitativo de estudantes inclusos no
município. As observações, a entrevista com profissionais e mães foram os procedimentos metodológicos.
A análise de conteúdo nos revelou que a participação familiar ocorre de maneira plural, através de
momentos coletivos, de orientação e de fala-escuta. Para isso, atividades diversas são realizadas,
como eventos, conversas cotidianas, roda de diálogo, entre outras, que contribuem diretamente
para o desenvolvimento individual e coletivo dos atores envolvidos no processo de inclusão escolar.

Biografia do Autor

Ana Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Discente curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil.

Orquídea Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Fedewral de Pernambuco – UFPE, Brasil. Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Brasil.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

SILVA, A. C. de S.; GUIMARÃES, O. M. de S. GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS INCLUSAS EM CARUARU-PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 133–147, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/221. Acesso em: 5 nov. 2024.