GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS INCLUSAS EM CARUARU-PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Escola, Família, Gestão escolar, InclusãoResumo
O estudo analisou a relação estabelecida entre escola e família de crianças inclusas em uma escola
municipal de Caruaru–PE. A preocupação voltou-se para as ações de participação promovidas pela
gestão escolar, compreendida a partir dos estudos de Libâneo; Oliveira e Toschi (2005), e sobre inclusão
considerando Lopes; et. al. (2016) e Carvalho (2013). A abordagem qualitativa orientou a pesquisa,
e o campo investigativo foi uma escola que se destaca pelo quantitativo de estudantes inclusos no
município. As observações, a entrevista com profissionais e mães foram os procedimentos metodológicos.
A análise de conteúdo nos revelou que a participação familiar ocorre de maneira plural, através de
momentos coletivos, de orientação e de fala-escuta. Para isso, atividades diversas são realizadas,
como eventos, conversas cotidianas, roda de diálogo, entre outras, que contribuem diretamente
para o desenvolvimento individual e coletivo dos atores envolvidos no processo de inclusão escolar.
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