GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS INCLUSAS EM CARUARU-PERNAMBUCO

Authors

  • Ana Carolina de Souza Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Orquídea Maria de Souza Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Keywords:

Escola, Família, Gestão escolar, Inclusão

Abstract

O estudo analisou a relação estabelecida entre escola e família de crianças inclusas em uma escola
municipal de Caruaru–PE. A preocupação voltou-se para as ações de participação promovidas pela
gestão escolar, compreendida a partir dos estudos de Libâneo; Oliveira e Toschi (2005), e sobre inclusão
considerando Lopes; et. al. (2016) e Carvalho (2013). A abordagem qualitativa orientou a pesquisa,
e o campo investigativo foi uma escola que se destaca pelo quantitativo de estudantes inclusos no
município. As observações, a entrevista com profissionais e mães foram os procedimentos metodológicos.
A análise de conteúdo nos revelou que a participação familiar ocorre de maneira plural, através de
momentos coletivos, de orientação e de fala-escuta. Para isso, atividades diversas são realizadas,
como eventos, conversas cotidianas, roda de diálogo, entre outras, que contribuem diretamente
para o desenvolvimento individual e coletivo dos atores envolvidos no processo de inclusão escolar.

Author Biographies

Ana Carolina de Souza Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Discente curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil.

Orquídea Maria de Souza Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Fedewral de Pernambuco – UFPE, Brasil. Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Brasil.

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Published

2020-09-01

How to Cite

SILVA, A. C. de S.; GUIMARÃES, O. M. de S. GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS INCLUSAS EM CARUARU-PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 133–147, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/221. Acesso em: 5 nov. 2024.