GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS INCLUSAS EM CARUARU-PERNAMBUCO

Autores

  • Ana Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Orquídea Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Escola, Família, Gestão escolar, Inclusão

Resumo

O estudo analisou a relação estabelecida entre escola e família de crianças inclusas em uma escola
municipal de Caruaru–PE. A preocupação voltou-se para as ações de participação promovidas pela
gestão escolar, compreendida a partir dos estudos de Libâneo; Oliveira e Toschi (2005), e sobre inclusão
considerando Lopes; et. al. (2016) e Carvalho (2013). A abordagem qualitativa orientou a pesquisa,
e o campo investigativo foi uma escola que se destaca pelo quantitativo de estudantes inclusos no
município. As observações, a entrevista com profissionais e mães foram os procedimentos metodológicos.
A análise de conteúdo nos revelou que a participação familiar ocorre de maneira plural, através de
momentos coletivos, de orientação e de fala-escuta. Para isso, atividades diversas são realizadas,
como eventos, conversas cotidianas, roda de diálogo, entre outras, que contribuem diretamente
para o desenvolvimento individual e coletivo dos atores envolvidos no processo de inclusão escolar.

Biografia do Autor

Ana Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Discente curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil.

Orquídea Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Fedewral de Pernambuco – UFPE, Brasil. Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Brasil.

Referências

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Características da investigação qualitativa. In R. Borgdan & S. Biklen. Investigação

qualitativa em educação (pp. 47- 51). Portugal: Porto Editora.

Carvalho, R. E. (2013). Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Ed. Meditação.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Recuperado de https://www2.senado.leg.br/bdsf/

bitstream/handle/id/508200/CF88_EC85.pdf

Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional

especializado e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-

/2011/Decreto/D7611.htm

Decreto-Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-

-dezembro-1996- 362578-publicacaooriginal-1-pl.html

Dourado, L. F. Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Profuncionário (6). Gestão da

educação escolar. (2006). Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/06_

gest_edu_esc.pdf

Libâneo, J. C., Oliveira, J. F. & Toschi, M. S. (2005). Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização. São

Paulo: Cortez.

Lopes, D. A. B., Oliveira, J. L. S., Santana, F., São Paulo, K. P. & Batista, E. C. (2016). A Importância da Relação

Entre Escola e Família no Desenvolvimento Intelectual e afetivo do Aluno. Revista Saberes, Rolim de Moura,

(1), 20-29. Recuperado de https://facsaopaulo.edu.br/wp- content/uploads/sites/16/2018/05/ed5/3.

pdf

Lüdke, M. & André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica

e Universitária.

Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer. São Paulo: Moderna.

Nascimento, P. X. S. & Marques, L. R. (2012). As interfaces da participação da família na gestão escolar.

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, 28(1).

Recuperado de http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

SILVA, A. C. de S.; GUIMARÃES, O. M. de S. GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS INCLUSAS EM CARUARU-PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 133–147, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/221. Acesso em: 21 nov. 2024.