A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO À CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Lucirino Fernandes Santos UFPB

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Justiça Cidadã, Pessoa com Deficiência

Resumo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 representou um marco político, social e jurídico a partir do consenso de que todas as pessoas são iguais em direitos e dignidade, independentemente de qualquer condição humana, processo que culminou na internacionalização normativa positivada em pactos internacionais, tudo para garantir cidadania de coletividades historicamente vulneráveis, como as pessoas com deficiência. Assim, busca-se analisar a promoção da cidadania das pessoas com deficiência tendo como inquietude em que medida a promoção da Educação em Direitos Humanos colabora para a cidadania destes sujeitos sociais. Pretende-se contribuir para o debate acerca da garantia dos direitos humanos para coletividades ambivalentes. Adota-se uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo.  Conclui-se que a cidadania das pessoas com deficiência passa por uma educação norteada pelos direitos humanos, mecanismo capaz de romper com uma cultura de desrespeito.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

SANTOS, L. F. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO À CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 2, p. 125–142, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/256. Acesso em: 23 dez. 2024.