O ESTUDO DA ATUAÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Necessidades Específicas de Aprendizagem, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar o processo de alfabetização de alunos com necessidades específicas de aprendizagem em uma sala de recursos multifuncionais. A partir de um estudo de caso, que pudesse obter dados qualitativos, foram realizados levantamentos dos itens de recursos de acessibilidade pedagógicas voltados à alfabetização, observação da infraestrutura do local, quantitativo do quadro de funcionários e alunos. Ao final, foi possível observar que a respectiva sala de recursos funciona como polo de atendimento para alunos de outras cinco escolas e não apresenta todos os itens pedagógicos e equipamentos descritos no manual de implementação de salas de recursos do Ministério da Educação. Entretanto, os professores do atendimento educacional especializado desenvolveram recursos, com material de papelaria, voltados à alfabetização de seus alunos atendidos como meio de diminuir as barreiras encontradas por eles no processo educacional. Todos os recursos são voltados para a alfabetização para múltiplas deficiências para que dessa forma possam atender a todos os alunos atendidos.

Biografia do Autor

Dhenner Dominick Santiago Aguiar Angelo, Colégio Pedro II

Graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Graduação em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Supervisão Escolar e Educação Especial pela Faculdade Única de Ipatinga e curso-tecnico-profissionalizante em Curso normal em nível médio pelo Colégio Estadual 20 de Julho. Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de Armação de Búzios, Professor da Prefeitura Municipal de Araruama e Chefe de Departamento de Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

Francisco Roberto Pinto Mattos, Colégio Pedro II

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor titular da carreira de ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - Colégio Pedro II onde ocupou o cargo de Diretor de Pós-Graduação entre 2017 e 2022, e a coordenação do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica entre 2013 e 2021. Participou da elaboração do projeto piloto para a implantação da especialização em Residencia Docente financiado pela CAPES, e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica. Atuou como Coordenador da formação de tutores do Proletramento em Matemática da SEB/MEC no período de 2005 a 2014, atuando pelo LIMC - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Instituto de Aplicação da UERJ, atuando na Educação Básica e no curso de Licenciatura em Matemática.. Faz parte do corpo docente permanente do PROFMAT/UERJ e é docente colaborador no programa de pós-graduação PPGEB-CApUERJ. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria, Geometria Dinâmica, Aprendizagem Colaborativa, CSCL. Coordenou o Programa de Formação Continuada do MEC/SEB, GESTAR II, entre 2010 e 2014. Atuou no grupo de desenvolvimento de softwares educacionais no LIMC/UFRJ. Trabalhou no grupo de desenvolvimento do software de Geometria Dinâmica Tabulae Colaborativo no LIMC. Coordenou ou colaborou em projetos financiados pela FAPERJ relacionados à produção de materiais Didáticos no Ensino Básico. Atou como consultor na revisão de coleções de livros didáticos de Matematica do Ensino Básicos para editoras. Entre os anos de 2009 e 2023 atua como consultor da CAPES para elaboração de projetos de cursos, avaliação de APCNs e avaliação Quadrienal e seus desdobramentos.

Referências

Brasil. (2010). MEC. Manual de Orientação: Programa de Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais.

Brasil. (2009). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 13/2009. Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, 25 de setembro de 2009.

Brasil. (2009). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/ CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, 5 de outubro de 2009.

Eloy, A. C. M. (2020). Educação especial e o direito à educação: um estudo sobre alfabetização em sala de recursos multifuncionais na escola do campo. [Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, São Paulo].

Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1986). Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein. Porto Alegre: Artes Médicas.

Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Tradução: Diana Myriam Lichtenstein; Liana Di Marco; Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 304 p.

Inforsato, E. do C., & Coelho, S. M. (2017). Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: UNESP, 266p.

Mazzotta, M. J. S. Fundamentos da educação especial. São Paulo: Pioneira, 1982.

Pedrini, M. (2017). Sala de recursos: espaço de aprendizagem - Brasil. In Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão,1., 2017, Porto Alegre - Brasil. Anais [...] Porto Alegre, (665-674).

Soares, M. (2010). Alfabetização e letramento. (6ª ed.). São Paulo: Contexto.

Soares, M. (2021). Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto alegre: Bookman, Cap. 4: Conduzindo estudos de caso - coleta de evidências.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

SANTIAGO AGUIAR ANGELO, D. D.; PINTO MATTOS, F. R. O ESTUDO DA ATUAÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 321–338, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3113. Acesso em: 4 mar. 2025.