O ESTUDO DA ATUAÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Keywords:
Alfabetização, Necessidades Específicas de Aprendizagem, Sala de Recursos MultifuncionaisAbstract
O presente artigo tem como objetivo investigar o processo de alfabetização de alunos com necessidades específicas de aprendizagem em uma sala de recursos multifuncionais. A partir de um estudo de caso, que pudesse obter dados qualitativos, foram realizados levantamentos dos itens de recursos de acessibilidade pedagógicas voltados à alfabetização, observação da infraestrutura do local, quantitativo do quadro de funcionários e alunos. Ao final, foi possível observar que a respectiva sala de recursos funciona como polo de atendimento para alunos de outras cinco escolas e não apresenta todos os itens pedagógicos e equipamentos descritos no manual de implementação de salas de recursos do Ministério da Educação. Entretanto, os professores do atendimento educacional especializado desenvolveram recursos, com material de papelaria, voltados à alfabetização de seus alunos atendidos como meio de diminuir as barreiras encontradas por eles no processo educacional. Todos os recursos são voltados para a alfabetização para múltiplas deficiências para que dessa forma possam atender a todos os alunos atendidos.
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