RELATO DE SUCESSO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PENSADAS PARA UMA ESTUDANTE COM TEA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Alfabetizaçã, Ensino Colaborativo, Desenho Universal de Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho de alfabetização realizado com uma estudante dentro do transtorno do espectro autista (TEA) nível de suporte I. Ressaltamos os avanços e possibilidades em relação a construção de sua leitura e da escrita por meio de adequações e possibilidades pedagógicas pertinentes aos conhecimentos do 3º ano de escolaridade do ensino fundamental I embasado na tecnologia assistiva Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Pontuamos que as atividades foram desenvolvidas por Projetos interdisciplinares, priorizando a maior quantidade de atividades em comum com a turma. Assim, compreendemos que as atividades pedagógicas podem proporcionar a compreensão e serem praticadas por todos os estudantes da turma, independentemente de suas capacidades cognitivas ou linguísticas. O resultado da experiência citada foi a conquista da construção da leitura e da escrita da estudante em questão, bem como do desenvolvimento de seu raciocínio lógico, e sua autonomia para ler as produções propostas para o 3º ano, com adequação da maioria dos textos de acordo com a proposta do DUA. Destaca-se a conquista leitora da estudante sobre os diferentes tipos de fontes de letras, bem como a autonomia para realização de suas produções textuais. Dessa forma, concluímos sobre a importância de respeitar às diferenças, ouvir os estudantes e entendê-los como produtores de currículo, refletindo sobre possíveis estratégias para seu desenvolvimento, tais como o DUA; as adequações curriculares; a mudança da perspectiva da questão do erro como potente para a aprendizagem e a atenta observação dos discursos dos estudantes. 

Biografia do Autor

Camila Costa Gigante, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Professora assistente da mesma universidade, atuando como docente e Coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)

Maria Cristina Menezes de Azeredo, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj)

Professora atuante no primeiro segmento do ensino fundamental I, com vasta experiência em Educação Especial e compondo o quadro docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SIlveira (CAp-Uerj).

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

GIGANTE, C.; MENEZES DE AZEREDO, M. C. RELATO DE SUCESSO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PENSADAS PARA UMA ESTUDANTE COM TEA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 53–66, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3493. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - As múltiplas tecnologias para as acessibilidades e inclusão na educação básica e ensino superior