RELATO DE SUCESSO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PENSADAS PARA UMA ESTUDANTE COM TEA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Alfabetizaçã, Ensino Colaborativo, Desenho Universal de AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho de alfabetização realizado com uma estudante dentro do transtorno do espectro autista (TEA) nível de suporte I. Ressaltamos os avanços e possibilidades em relação a construção de sua leitura e da escrita por meio de adequações e possibilidades pedagógicas pertinentes aos conhecimentos do 3º ano de escolaridade do ensino fundamental I embasado na tecnologia assistiva Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Pontuamos que as atividades foram desenvolvidas por Projetos interdisciplinares, priorizando a maior quantidade de atividades em comum com a turma. Assim, compreendemos que as atividades pedagógicas podem proporcionar a compreensão e serem praticadas por todos os estudantes da turma, independentemente de suas capacidades cognitivas ou linguísticas. O resultado da experiência citada foi a conquista da construção da leitura e da escrita da estudante em questão, bem como do desenvolvimento de seu raciocínio lógico, e sua autonomia para ler as produções propostas para o 3º ano, com adequação da maioria dos textos de acordo com a proposta do DUA. Destaca-se a conquista leitora da estudante sobre os diferentes tipos de fontes de letras, bem como a autonomia para realização de suas produções textuais. Dessa forma, concluímos sobre a importância de respeitar às diferenças, ouvir os estudantes e entendê-los como produtores de currículo, refletindo sobre possíveis estratégias para seu desenvolvimento, tais como o DUA; as adequações curriculares; a mudança da perspectiva da questão do erro como potente para a aprendizagem e a atenta observação dos discursos dos estudantes.
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