RELATO DE SUCESSO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PENSADAS PARA UMA ESTUDANTE COM TEA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista, Alfabetizaçã, Ensino Colaborativo, Desenho Universal de Aprendizagem

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho de alfabetização realizado com uma estudante dentro do transtorno do espectro autista (TEA) nível de suporte I. Ressaltamos os avanços e possibilidades em relação a construção de sua leitura e da escrita por meio de adequações e possibilidades pedagógicas pertinentes aos conhecimentos do 3º ano de escolaridade do ensino fundamental I embasado na tecnologia assistiva Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Pontuamos que as atividades foram desenvolvidas por Projetos interdisciplinares, priorizando a maior quantidade de atividades em comum com a turma. Assim, compreendemos que as atividades pedagógicas podem proporcionar a compreensão e serem praticadas por todos os estudantes da turma, independentemente de suas capacidades cognitivas ou linguísticas. O resultado da experiência citada foi a conquista da construção da leitura e da escrita da estudante em questão, bem como do desenvolvimento de seu raciocínio lógico, e sua autonomia para ler as produções propostas para o 3º ano, com adequação da maioria dos textos de acordo com a proposta do DUA. Destaca-se a conquista leitora da estudante sobre os diferentes tipos de fontes de letras, bem como a autonomia para realização de suas produções textuais. Dessa forma, concluímos sobre a importância de respeitar às diferenças, ouvir os estudantes e entendê-los como produtores de currículo, refletindo sobre possíveis estratégias para seu desenvolvimento, tais como o DUA; as adequações curriculares; a mudança da perspectiva da questão do erro como potente para a aprendizagem e a atenta observação dos discursos dos estudantes. 

Author Biographies

Camila Gigante, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Professora assistente da mesma universidade, atuando como docente e Coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)

Maria Cristina Menezes de Azeredo, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj)

Professora atuante no primeiro segmento do ensino fundamental I, com vasta experiência em Educação Especial e compondo o quadro docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SIlveira (CAp-Uerj).

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Published

2025-01-29

How to Cite

GIGANTE, C.; MENEZES DE AZEREDO, M. C. RELATO DE SUCESSO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PENSADAS PARA UMA ESTUDANTE COM TEA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 53–66, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3493. Acesso em: 30 jan. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ - As múltiplas tecnologias para as acessibilidades e inclusão na educação básica e ensino superior