ESCOLA COM DEFICIÊNCIA E A URGENTE NECESSIDADE DA RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL E DISCURSIVA: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DO ATO DE INCLUIR

Autores

  • Ruth Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Ricardo Lucena UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Inclusão; Escola; Deficiência.

Resumo

Nas últimas décadas, as políticas de inclusão promoveram avanços e importantes discussões sobre o direito do
aluno com deficiência no espaço da escola regular de ensino. Esses debates surgiram com o intuito de garantir não
apenas o processo inclusivo dos alunos com necessidades educacionais especiais nesse âmbito, mas também
em lhes oferecer condições pedagógicas que os auxiliassem em seu aprendizado. Mas, até que ponto a equipe
pedagógica da escola tem conseguido promover estratégias inclusivas? Como tem se apresentado o espaço da
escola regular de ensino para o corpo com deficiência? Esses questionamentos serão abordados nesse artigo e
como auxilio para responder essas indagações, nos apoiaremos em DINIZ (2012) a partir do seu conceito sobre
o que é deficiência. Além de autores como: LE BRETON (2007), DESCHAMPS e MOLINER (2009) entre outros.

Biografia do Autor

Ruth Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo Lucena, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professor titular da
Graduação e Pós-graduação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2020-01-24

Como Citar

RIBEIRO, R. B. de A.; RICARDO LUCENA, R. de F. ESCOLA COM DEFICIÊNCIA E A URGENTE NECESSIDADE DA RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL E DISCURSIVA: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DO ATO DE INCLUIR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 1, p. 117–125, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/36. Acesso em: 22 dez. 2024.