ESCOLA COM DEFICIÊNCIA E A URGENTE NECESSIDADE DA RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL E DISCURSIVA: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DO ATO DE INCLUIR

Authors

  • Ruth Barbosa de Araujo Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Ricardo de Figueiredo Ricardo Lucena UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Keywords:

Inclusão; Escola; Deficiência.

Abstract

Nas últimas décadas, as políticas de inclusão promoveram avanços e importantes discussões sobre o direito do
aluno com deficiência no espaço da escola regular de ensino. Esses debates surgiram com o intuito de garantir não
apenas o processo inclusivo dos alunos com necessidades educacionais especiais nesse âmbito, mas também
em lhes oferecer condições pedagógicas que os auxiliassem em seu aprendizado. Mas, até que ponto a equipe
pedagógica da escola tem conseguido promover estratégias inclusivas? Como tem se apresentado o espaço da
escola regular de ensino para o corpo com deficiência? Esses questionamentos serão abordados nesse artigo e
como auxilio para responder essas indagações, nos apoiaremos em DINIZ (2012) a partir do seu conceito sobre
o que é deficiência. Além de autores como: LE BRETON (2007), DESCHAMPS e MOLINER (2009) entre outros.

Author Biographies

Ruth Barbosa de Araujo Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo de Figueiredo Ricardo Lucena, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professor titular da
Graduação e Pós-graduação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Published

2020-01-24

How to Cite

RIBEIRO, R. B. de A.; RICARDO LUCENA, R. de F. ESCOLA COM DEFICIÊNCIA E A URGENTE NECESSIDADE DA RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL E DISCURSIVA: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DO ATO DE INCLUIR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 1, p. 117–125, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/36. Acesso em: 21 nov. 2024.