ESCOLA COM DEFICIÊNCIA E A URGENTE NECESSIDADE DA RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL E DISCURSIVA: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DO ATO DE INCLUIR
Palavras-chave:
Inclusão; Escola; Deficiência.Resumo
Nas últimas décadas, as políticas de inclusão promoveram avanços e importantes discussões sobre o direito do
aluno com deficiência no espaço da escola regular de ensino. Esses debates surgiram com o intuito de garantir não
apenas o processo inclusivo dos alunos com necessidades educacionais especiais nesse âmbito, mas também
em lhes oferecer condições pedagógicas que os auxiliassem em seu aprendizado. Mas, até que ponto a equipe
pedagógica da escola tem conseguido promover estratégias inclusivas? Como tem se apresentado o espaço da
escola regular de ensino para o corpo com deficiência? Esses questionamentos serão abordados nesse artigo e
como auxilio para responder essas indagações, nos apoiaremos em DINIZ (2012) a partir do seu conceito sobre
o que é deficiência. Além de autores como: LE BRETON (2007), DESCHAMPS e MOLINER (2009) entre outros.