A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SUA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Educativas Inclusivas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral compreender como os estudantes com Transtorno do Espectro Autista realizam sua formação no curso técnico profissional no IFRN- Campus Mossoró. O estudo se apropria de eixos conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, na discussão sobre Ciência, Trabalho, Tecnologia e Cultura, com base em princípios da formação humana integral, da valorização da diversidade e pluralismo de ideias, fundamentando-se também em concepções práticas e teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica. O caminho metodológico é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, através do método da pesquisa-ação, realizada através de análise bibliográfica e documental, entrevistas individuais com professores e profissionais do NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) e aplicação de questionário para  estudantes de uma turma do curso de eletrotécnica, na qual se encontra um estudante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Observou-se que os docentes e a equipe do NAPNE já vêm realizando um trabalho que visa o acolhimento e desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial. Contudo, ainda existem barreiras que precisam ser eliminadas. De acordo com o estudo realizado, para a inclusão de alunos com as necessidades específicas é preciso que se reconheça que cada aluno possui um ritmo e um estilo de aprendizado únicos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Rodrigues da Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018), especialização em ATENDIMENTO EDUCACIONAL EPECIALIZADO, EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS pela Faculdade UniBF (2019), especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (2023) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Governador Dix-sept Rosado (2001). Atualmente é professora de Educação Especial nível III da Secretaria do Estado De Educação e Cultura.

. Tem experiência na área de Educação. 

Darlan Dantas Alves de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Inicialmente desenvolvendo trabalhos na área de botânica. Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e desenvolvo trabalhos na área de ecologia de reservatórios, com estudo de populações e recrutamento de peixes, além de dedicar boa parte do tempo a atividades de extensão, atuando com feiras de ciências e com a formação de professores da educação básica. Sou servidor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com o cargo de Técnico de Laboratório e Professor da rede básica de ensino do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente cursando Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na UNICAMP, no estado de São Paulo.

Diogo Pereira Bezerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, possui formação em Educação VET for the Future pela Häme University of Applied Sciences (2015) (Finlândia). Atualmente sou Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) atuando no ensino médio integrado aos cursos Técnicos de Agroecologia e Meio Ambiente no Campus Ipanguaçu; Curso Superior de Graduação em Licenciatura em Química no Campus Ipanguaçu; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional) no Campus Mossoró e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordesde de Ensino (RENOEN). Em pesquisa, possui experiência em Adsorção e Processos de Separação, além de processos de aprendizagem usando Aprendizagem Baseada em Projetos, Letramento Informacional, Difusão e Popularização da Ciência e Mostras/Feiras Científicas. 

Jean Carlos Dantas de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2012). Mestre em Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Conservação Ambiental), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2015). Doutor em Ciência Animal (Linha de Pesquisa: Produção e Conservação Animal no Semiárido), pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2020). Pós doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (UERN) (Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Conservação Ambiental). Membro do Laboratório de Ictiologia e Ecologia Aplicada - LABICEA. Tem interesse nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em comunidades de lagoas temporais e ecologia de peixes e Anfíbios do bioma Caatinga. 

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Publicado

2025-01-25

Como Citar

RODRIGUES DA COSTA, A. A.; ALVES DE ARAÚJO, D. D.; BEZERRA, D. P.; DANTAS DE OLIVEIRA, J. C. A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SUA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 200–216, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4160. Acesso em: 4 mar. 2025.