A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SUA FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO
Keywords:
Autismo, Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Educativas InclusivasAbstract
Este trabalho teve como objetivo geral compreender como os estudantes com Transtorno do Espectro Autista realizam sua formação no curso técnico profissional no IFRN- Campus Mossoró. O estudo se apropria de eixos conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, na discussão sobre Ciência, Trabalho, Tecnologia e Cultura, com base em princípios da formação humana integral, da valorização da diversidade e pluralismo de ideias, fundamentando-se também em concepções práticas e teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica. O caminho metodológico é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, através do método da pesquisa-ação, realizada através de análise bibliográfica e documental, entrevistas individuais com professores e profissionais do NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) e aplicação de questionário para estudantes de uma turma do curso de eletrotécnica, na qual se encontra um estudante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Observou-se que os docentes e a equipe do NAPNE já vêm realizando um trabalho que visa o acolhimento e desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial. Contudo, ainda existem barreiras que precisam ser eliminadas. De acordo com o estudo realizado, para a inclusão de alunos com as necessidades específicas é preciso que se reconheça que cada aluno possui um ritmo e um estilo de aprendizado únicos.
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