DA LEI À SALA DE AULA: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE
Palavras-chave:
Inclusão, Políticas Públicas, Formação de Professores, Infraestrutura Escolar, MoçambiqueResumo
Este estudo analisa a eficácia das políticas de educação inclusiva em Moçambique, focando nas práticas pedagógicas, formação de professores e adaptações nas escolas. A problemática central reside na lacuna entre a política e sua implementação prática, com desafios com falta de recursos, infraestrutura inadequada e deficiência na capacitação docente. O estudo, realizado através de uma revisão sistemática de literatura, examina artigos científicos, leis e relatórios de 2019 a 2023. A análise revela que, embora existam marcos legais, a falta de recursos financeiros e de formação especializada limita a inclusão efetiva de alunos com necessidades educativas especiais. O objetivo é mapear desafios e oportunidades para promover a inclusão escolar e avaliar como as práticas pedagógicas podem ser ajustadas para garantir equidade e acessibilidade. Conclui-se que, para um progresso sustentável, é necessário um investimento maior na formação de professores e na infraestrutura, além de colaboração entre governo e organizações não governamentais.
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