DA LEI À SALA DE AULA: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Políticas Públicas, Formação de Professores, Infraestrutura Escolar, Moçambique

Resumo

Este estudo analisa a eficácia das políticas de educação inclusiva em Moçambique, focando nas práticas pedagógicas, formação de professores e adaptações nas escolas. A problemática central reside na lacuna entre a política e sua implementação prática, com desafios com falta de recursos, infraestrutura inadequada e deficiência na capacitação docente. O estudo, realizado através de uma revisão sistemática de literatura, examina artigos científicos, leis e relatórios de 2019 a 2023. A análise revela que, embora existam marcos legais, a falta de recursos financeiros e de formação especializada limita a inclusão efetiva de alunos com necessidades educativas especiais. O objetivo é mapear desafios e oportunidades para promover a inclusão escolar e avaliar como as práticas pedagógicas podem ser ajustadas para garantir equidade e acessibilidade. Conclui-se que, para um progresso sustentável, é necessário um investimento maior na formação de professores e na infraestrutura, além de colaboração entre governo e organizações não governamentais.

Biografia do Autor

Raul Abilio Mabasso, Universidade de La Frontera, U. FRONTERA, Chile.

Sou psicólogo clínico com experiência na área da saúde, focando na implementação de projetos comunitários, monitoramento e avaliação de iniciativas de apoio psicossocial. Minha atuação enfatiza o suporte a pessoas deslocadas internamente devido a conflitos armados e àquelas vivendo com HIV/SIDA (PVHIV), promovendo redes de apoio a grupos vulneráveis. Meus estudos abrangem áreas como família, onde investigo dinâmicas e implicações para o bem-estar; diversidade cultural e políticas públicas, analisando a inclusão; menores, focando na proteção e promoção dos direitos das crianças; gênero, explorando as intersecções com a saúde mental; pessoas com deficiência, avaliando barreiras e direitos; e vulneração de direitos, examinando políticas e práticas que impactam a dignidade de populações em situações de vulnerabilidade. Com isso, busco contribuir para um melhor entendimento e intervenção nas questões que afetam a saúde e o bem-estar das comunidades.

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Publicado

2025-01-18

Como Citar

MABASSO, R. DA LEI À SALA DE AULA: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 98–111, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4216. Acesso em: 4 mar. 2025.