ADOLESCÊNCIA E AS TRANSIÇÕES DA ESCOLA PARA O TRABALHO: UM PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

Autores

  • Marcos Silva Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Coimbra,Portugal

Palavras-chave:

Adolescência; Mundo do Trabalho; Socialização; Escola.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a percepção do adolescente do ensino médio da escola pública sobre
o processo de inserção no mercado de trabalho. Na sociedade contemporânea existe uma crise de valores
e ao mesmo tempo uma transformação que repercute na forma do jovem ingressar no mundo do trabalho.
O trabalho é considerado pelos clássicos da sociologia e por educadores como vital para o desenvolvimento
da sociedade e do sujeito. Neste contexto perguntamos para os jovens o que significa ser jovem e qual
o significado do trabalho, bem como as suas expectativas para ingressar neste mundo. Para coletar as
informações utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com esta temática.

Biografia do Autor

Marcos Silva, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Coimbra,Portugal

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

SILVA, M. A. B. da. ADOLESCÊNCIA E AS TRANSIÇÕES DA ESCOLA PARA O TRABALHO: UM PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 1, p. 94–109, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/56. Acesso em: 8 nov. 2024.