ADOLESCÊNCIA E AS TRANSIÇÕES DA ESCOLA PARA O TRABALHO: UM PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO
Palavras-chave:
Adolescência; Mundo do Trabalho; Socialização; Escola.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a percepção do adolescente do ensino médio da escola pública sobre
o processo de inserção no mercado de trabalho. Na sociedade contemporânea existe uma crise de valores
e ao mesmo tempo uma transformação que repercute na forma do jovem ingressar no mundo do trabalho.
O trabalho é considerado pelos clássicos da sociologia e por educadores como vital para o desenvolvimento
da sociedade e do sujeito. Neste contexto perguntamos para os jovens o que significa ser jovem e qual
o significado do trabalho, bem como as suas expectativas para ingressar neste mundo. Para coletar as
informações utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com esta temática.
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Publicado
2020-01-29
Como Citar
SILVA, M. A. B. da. ADOLESCÊNCIA E AS TRANSIÇÕES DA ESCOLA PARA O TRABALHO: UM PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 1, p. 94–109, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/56. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS